quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Com salário atrasado e sem 13º, médicos do Hospital Regional de Juazeiro paralisam atividades por tempo indeterminado

Sem primeira parcela do 13º, médicos do Hospital
Regional de Juazeiro realizam paralisação
Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, paralisaram as atividades nesta quarta-feira (13), por tempo indeterminado. Segundo a categoria, eles não receberam o salário de novembro e nem a primeira parcela do 13º. Esta é a terceira vez no ano que os médicos da unidade suspendem os serviços no local. A primeira foi em janeiro e a segunda em outubro.
O Sindicatos dos Médicos (Sindimed) já havia anunciado que se o pagamento dos salários atrasados não fosse realizado até 7 de dezembro, a categoria iria fazer a paralisação. A unidade possui 74 médicos e realiza em média 200 consultas por dia, nas áreas de ortopedia e cirurgias clínicas.
Por conta da suspensão das atividades, uma fila se formou do lado de fora do hospital. Muitos pacientes com consultas marcadas tiveram que voltar para casa sem atendimento.
Pacientes formaram uma fila em frente ao
hospital, nesta quarta (Foto: Reprodução/TV Bahia)
“Eu precisava de uns laudos médicos para o INSS fazer a perícia, porque desde 2013 que eu estou no auxílio doença. Agora eu vou voltar sem o laudo, e eu não sei o que vou fazer”, disse a dona de casa Antônia Araújo.
A aposentada Martinha Lima saiu às 3h da manhã de Remanso, que fica a cerca de 210 Km de Juazeiro. Ela está com uma das pernas inchada e tinha uma consulta marcada para esta quarta. “A gente vem de longe, um tanto de dificuldade, essa menina [acompanhante dela] trabalha, foi preciso tirar ela do emprego para vir comigo”, disse.
Muita gente acabou indo buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento da cidade, que ficou lotada. “Houve um aumento de 30% na demanda. A Upa é uma unidade de pronto atendimento municipal. A gente não tem uma estrutura de hospital. A gente é uma unidade pré-hospitalar”, afirmou Carlos Tanuri, coordenador da Upa de Juazeiro.
A reportagem procurou a empresa que administra o Hospital Regional de Juazeiro, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Castro Alves, mas não obteve resposta. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que vem realizando pagamentos regulares à associação, e que em novembro, repassou R$ 3,6 milhões ao hospital

Nenhum comentário:

Postar um comentário