quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Ipac assina termo de cooperação com Instituto Nossa Senhora da Piedade em Ilhéus


O Convento Nossa Senhora da Piedade, hoje Instituto Nossa Senhora da Piedade, fundado em 1916, em Ilhéus, assinou um termo de cooperação com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) nesta quarta-feira (8). “O Colégio Nossa Senhora da Piedade, é tombado pelo Estado desde 2008, e a cooperação vai trazer assessoria ao bem patrimonializado, com vistorias e pareceres técnicos, assim como, atividades de educação patrimonial no local”, explica o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. 
O convento já foi beneficiado com o Edital de Museus/Ipac, em 2016, quando foram restauradas 18 obras de arte, entre elas as imagens das santas, Ângela de Merici, Teresinha de Lisieux ,de Nossa Senhora da Piedade e Joana D’Arc. O edital do Ipac tem recursos do Fundo de Cultura.
Segundo João Carlos de Oliveira, o acervo integra a edificação inspirada em estilo arquitetônico neogótico francês. “A maior parte do acervo é composta de peças jesuíticas, vindas de São Paulo e Ribeirão Preto em meados do século XX”. Fundada em 1916 e concluída em 1928, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade fica no Alto da Piedade, próximo à Baía do Pontal.
Museu, escola e igreja
No ato de assinatura, o diretor do Ipac foi representado pelo assessor de Relações Institucionais do Instituto, Andre Reis. O Instituto Nossa Senhora da Piedade, que administra o convento, possui museu, escola, igreja, laboratórios e parque desportivo, esteve representado pela diretora Ir. Cíntia Lessa, acompanhada da diretora pedagógica Georgina Costa e a Ir. Velarci Coutinho. Existe ainda uma poligonal de tombamento municipal que protege o entorno. 
A instituição é um símbolo religioso e educacional do município de Ilhéus e da Região Sul da Bahia, pertence à União Romana da Ordem de Santa Úrsula. A responsável pela criação do instituto foi a madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, uma ursulina francesa da comunidade de Quimperlé (Bretanha, França).
Ainda por meio do Edital de Museus/Ipac foram promovidas educação patrimonial e palestras no Convento, para contextualizar o acervo e socializá-lo. Além da igreja e museu, a edificação possui anexos, com duas escolas, um auditório para mais de 600 pessoas, quadra poliesportiva e o instituto ambiental Cabruca. Mais informações podem ser obtidas no telefone (73) 3221-8613.
Estiveram presentes ao ato, além das religiosas e professores da casa, ex-alunos como o atual presidente da Academia de Letras de Ilhéus e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, André Rosa, da ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Renée Albagli, Socorro Pastor, Eliana Reis, Ana Virginia Santiago, Inês Ockè, Fabiana Costa, Analerleide Menezes, diretora da Escola Pública, Santa Angela (Mantida pela instituição), Jamile Maron juntamente com representantes políticos e de outras instituições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário