quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Ilhéus pode ter surto de dengue, zika e chikungunha neste verão

Ilhéus aparece na contramão da história e aparece entre os 357 municípios brasileiros que correm risco de enfrentar um surto de dengue, zika e chikungunha neste verão. Isso acontece no momento em que o combate ao mosquito Aedes aegypti é tida como uma das prioridades do Governo do Brasil para evitar a proliferação de doenças transmitidas pelo vetor.
De acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti(LIRAa) , publicado pelo Ministério da Saúde, terça-feira (28), a cada 100 imóveis pesquisados em Ilhéus, 7,1 estão com criadouros do mosquito transmissora das três doenças.
No final de outubro a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Combate a Endemias, anunciou que estava realizando em todos os bairros, o Levantamento de LIRAa. De acordo com agentes de saude, o método usado pela Secretaria,  para a coleta de dados, não iria refletir a realidade. Segundo a fonte nem todos os domicilio e ruas estavam sendo visitadas. 
Os dados do LIRAa auxiliam na identificação de bairros e áreas críticas de criadouros do mosquito, onde larvas foram encontradas. Assim, é possível elaborar estratégias direcionadas a esses setores. 
Ações
Para reforçar as ações de combate em âmbito nacional, o Ministério da Saúde deu início à campanha contra o mosquito. No próximo dia 8 de dezembro está previsto o Dia D de mobilização, com ações de limpeza em residências, estabelecimentos privados e órgãos públicos. 
Além disso, a pasta assegurou o fornecimento de larvicidas para eliminar o mosquito nos estados até o ano que vem. São mais de 1,2 milhões de Malathion e 217 mil quilos Pyriproxyfen.
Outra ação foi a compra de 650 equipamentos de nebulização para espalhar os inseticidas pelos bairros. Para tanto, foram destinados R$ 17,6 milhões. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário