segunda-feira, 13 de novembro de 2017

FMT marcou presença no Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas

Estudantes e professores do curso de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís (FMT), Ilhéus participaram do VI Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, realizado em Salvador - BA, nos dias 31 de outubro a 03 de novembro. O evento deste ano trouxe como tema central: “Feridas na Invisibilidade”.
Para a professora Sara Tannus, coordenadora do curso, “a participação dos discentes foi de suma importância, uma vez que o cuidado do paciente com feridas é maior e mais complexo do que somente cuidar e tratar as feridas externas.” O congresso alertou os profissionais de saúde, sobre o grande impacto emocional e psicológico que as feridas crônicas causam a milhões de pacientes que perdem sua qualidade de vida, autoestima, entre outros.
Alunos do 3º, 6º e 7º semestres, acompanhados, também pela professora Mestre Gabriela de Oliveira e a coordenação do curso , tiveram cerca de 20 trabalhos aprovados pela comissão cientifica do evento que reuniu o “X Congreso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas” , O “I Simpósio de Feridas de Nutrição nas Pessoas com Epidermólise Bolhosa”, o “I Simpósio de Feridas e Hiperbárica” e o “Fórum Integralidade no Cuidado da Pessoa com Úlcera de Perna em Decorrência da Doença Falciforme”.
Foram aprovados os trabalhos: “Curativos no queimado: cuidado de Enfermagem”, “Lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos e o olhar da Enfermagem”, “Biofilme: desvantagens no cuidado de feridas crônicas”, “Pé diabético e o autocuidado”, “Úlcera de membros inferiores na anemia falciforme: orientações para prevenção”, “O olhar do enfermeiro para curativo industrializado”, dentre outros trabalhos.
Também foram destacados temas como: “O papel do enfermeiro no cuidado a feridas crônicas”, “Feridas e oxigenoterapia hiperbárica” “enfermagem e estética no processo de inclusão do bem-estar social”, “Pacientes ostomizados e a assistência de Enfermagem”, “Atuação do enfermeiro no tratamento de feridas na atenção domiciliar”, “Estrutura tegumentar do diabético: ações de enfermagem na prevenção de possíveis complicações” e “Fatores que interferem na cicatrização de feridas”.
“Isso nos enaltece bastante. Sinal que os nossos alunos tem adquirido uma visão diferenciada e estruturada. Eles estão conscientes que não são meros depositários de informações estão sendo formados para atuarem como cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita,” destaca a coordenadora do Curso de Enfermagem na FMT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário