terça-feira, 7 de novembro de 2017

Cerca de 200 mulheres terão que passar por exames adicionais de câncer de mama

Os resultados dos exames de rastreamento do câncer de mama – ação realizada em conjunto pelas secretarias estadual e municipal de Saúde no final de agosto – estão disponíveis na sede da secretaria, na avenida Vereador Marcus Paiva, Cidade Nova, em Ilhéus. Para a retirada do documento, a secretária Elizângela Oliveira explica que o paciente deverá estar munido do Cartão do SUS, RG e Comprovante de Residência. A Sesau está realizando este atendimento de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde.
Segundo Elizângela, na primeira etapa foram realizadas 2.906 mamografias, entre os dias 17 de agosto e 1º de setembro. Deste total, cerca de 200 exames apresentaram algum tipo de alteração e as pacientes terão que passar por exames adicionais para a identificação do problema. “Por isso é importante que todas as pacientes procurem pelo exame o mais rápido possível”, esclarece.
No início de dezembro – em data ainda a ser definida – técnicos da Secretaria Estadual da Saúde vão atender a estes casos, durante dois dias, na Policlínica da Conquista para fazer os devidos encaminhamentos de casos confirmados da doença. Em caso de necessidade de tratamentos cirúrgicos, as mulheres serão encaminhadas para Salvador, em vaga zero, ou seja, de imediato para o procedimento. Além dos pacientes de Ilhéus, passarão por este mesmo critério os da região pactuada pelo Sistema Único de Saúde.
O Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama – Estratégia Itinerante atendeu em Ilhéus, mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O programa faz parte do projeto “Saúde sem fronteiras” e conta com o acompanhamento técnico da Diretoria de Projetos Estratégicos das Ações e Serviços de Saúde, órgão vinculado à secretaria estadual de Saúde (Sesab). O exame significa a ação de rastreamento para diagnóstico precoce, já que no Brasil o câncer de mama é a maior causa de óbito entre as mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário