sexta-feira, 13 de outubro de 2017

GACC Sul Bahia: 21 anos de assistência e luta contra o câncer infantojuvenil


O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Sul Bahia completou 21 anos no último dia 6 de outubro, com a missão de promover atendimento humanizado e gratuito em saúde, assistência social, educação e cidadania para crianças e adolescentes com câncer. A assistência, que também se estende aos familiares dos pacientes, é dada durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da dignidade e qualidade de vida.
Ao longo de sua trajetória, cerca de 1.060 famílias já foram acolhidas pelo GACC Sul Bahia, oriundas de 127 municípios das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia. “Em 1995 percebemos que havia a necessidade de um suporte psicossocial para alcançar os índices de cura desejados para as crianças. Percebemos também que muitas famílias abandonavam o tratamento por não terem uma estrutura para ficar na cidade de Itabuna. Foi então que nasceu o GACC. Estamos muito felizes por completarmos mais de duas décadas, prestando serviços de excelência para a comunidade”, celebrou a presidente do grupo, Drª Teresa Cristina Cardoso Fonseca.
Visando ser uma instituição de excelência e referência nacional em assistência integral a crianças e adolescentes com câncer, o GACC Sul Bahia mantém o Ambulatório de Oncohematologia Pediátrica e a Enfermaria de Oncologia Pediátrica Irmã Marieta, ambos no Hospital Manoel Novaes. Também construiu, mantém e administra a Casa de Apoio Clara Kauark, no bairro São Judas, que oferece acolhimento, hospedagem, alimentação, auxilia no encaminhamento para atendimento médico hospitalar e transporte para exames e consultas. Além disso, proporciona apoio psicológico, social, nutricional, odontológico, farmacêutico e pedagógico. Tudo feito com atenção, dedicação, solidariedade e amor.
A instituição também atua no Programa do Diagnóstico Precoce, junto com o Instituto Ronaldo McDonald capacitando profissionais de saúde e divulgando informações sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. O programa beneficia a milhares de crianças e adolescentes, pois quando há o diagnóstico precoce da doença, as chances de cura aumentam em até 80%.
Parcerias
Filiado à Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência a Criança e ao Adolescente com Câncer (CONNIAC), o GACC Sul Bahia é uma instituição sem fins lucrativos. Mantido através de doações, conquistou parceiros importantes, como o Instituto Ronaldo McDonald e o Axé da Sorte, que desde 2015 vem proporcionando melhorias na estrutura física da Casa de Apoio e do Ambulatório.
O apoio do Axé da Sorte também possibilitou a compra de equipamentos para a UTI Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Para nós do Axé da Sorte é satisfatório poder contribuir com esta causa e observar que os recursos doados estão sendo bem aplicados e proporcionando ainda mais conforto para as crianças e seus familiares. Vale destacar que quem compra o Axé da Sorte está automaticamente contribuindo com o GACC, já que uma porcentagem do valor do certificado é direcionada à instituição”, afirmou o diretor comercial Bruno Alves.
Como ajudar
Em sua trajetória, o GACC Sul Bahia conquistou credibilidade e respeito da população. E todas as pessoas podem contribuir para que o grupo continue ampliando os serviços e atendendo ainda mais crianças e adolescentes na busca pela cura. As formas de ajudar vão desde o voluntariado até as doações, que podem ser feitas por meio de transferência, boleto bancário ou depósito.
As contas são: Banco do Brasil: Ag: 3445-2 Conta: 32000-5; Caixa Econômica: Ag: 0070 Operação: 003 Conta 3873-0 e Banco Bradesco: Ag: 3522 Conta: 0014666-8.
Mais informações podem ser obtidas pela central de doações (73) 3618-4100 ou pelo link solidário: https://goo.gl/7V5BjE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário