quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Seminário em Ilhéus, discute Gestão da Cultura

Muitas vezes a cultura é apontada como mero adereço para alavancar negócios, destacar destinos turísticos, valorizar marcas de empresa, como acessório. Para desmistificar essa ideia equivocada será realizado, nos dias 29 de setembro a 01 de Outubro, o Seminário “Gestão, Conselhos e Políticas Culturais: o lugar da cultura na Gestão Pública”. O evento acontece no Teatro Municipal de Ilhéus e faz parte do Programa Cultura Ativa, da Comunidade Tia Marita, contando ainda com apoio da Secretaria da Cultura de Ilhéus, Faegsul, Sebrae e Universidade Estadual de Santa Cruz/Proex.
O superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura da Bahia, Alexandre Simões será um dos palestrantes e vai destacar o papel da Economia Criativa como ferramenta de desenvolvimento das comunidades. “É uma tendência que une áreas importantes como artesanato, moda, música, teatro, dança, artes visuais e uma série de outras atividades ligadas à arte, capazes de gerar riquezas e ocupações. A Bahia é um campo aberto para as atividades da cultura”.
A ideia, segundo o ativista cultural Pawlo Cidade é evidenciar a cultura como elemento crucial do desenvolvimento econômico dos municípios. O seminário objetiva também construir espaços de diálogo entre artistas, gestores culturais, pesquisadores, conselheiros de cultura, professores e interessados na área da cultura de todos os territórios de identidade da Bahia, visando fomentar um consórcio cultural entre os municípios da região.
O seminário objetiva também construir espaços de diálogo entre artistas, gestores culturais, pesquisadores, conselheiros de cultura, professores e interessados na área da cultura de todos os territórios de identidade da Bahia, visando fomentar um consórcio cultural entre os municípios da região.
A programação do seminário conta com palestras, debates e rodas de conversa. Dentre os palestrantes e debatedores estão o cientista político e historiador Bernardo da Mata Machado; o ex-secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, e a socióloga Cláudia Leitão, uma das maiores especialistas em Economia Criativa do Brasil, entre outros articuladores culturais da região.
O Seminário “Gestão, Conselhos e Políticas Públicas” está sendo promovido pela Comunidade Tia Marita, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, da Córdula Responsabilidade Cultural e do Fórum dos Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-SUL). Possui também o apoio cultural da Pró Reitoria de Extensão da UESC e do SEBRAE, além do apoio estrutural da Ilhéus FM, ITEIA, Restaurante Gabriela e Espaço Cultural Bataclan.

COMUNIDADE TIA MARITA

A Comunidade Tia Marita é uma organização da sociedade civil criada em 2008 por um grupo de teatro dirigido por Pawlo Cidade com o objetivo de prestar consultoria e assessoria na gestão cultural e em projetos culturais, sobretudo ligados às artes cênicas. Nos últimos três anos, produziu e executou diversos projetos, como o “Teatro Jovem: Desenvolvimento Pessoal e Social Através do Teatro”; “Seminário Teatro e Teatralidades: Conversas e convergências”; “Exposição Índios na Janela”; “Festival de Dança Itacaré: Ano VI”, entre outras ações.

Seminário “Gestão, Conselhos e Políticas Culturais: o lugar da cultura na Gestão Pública”

Local: Teatro Municipal de Ilhéus
29/09 – 19h às 21h
Dia 30/09 – 9h às 12h e 14h às 18h
01/10 – 14h às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário