sexta-feira, 21 de julho de 2017

Leitura para as crianças


Foto: Freepik
Qual criança não gosta de ouvir uma boa história? As histórias são uma parte muito especial da vida de qualquer criança, pois abrem espaço para a imaginação, a criatividade e para um universo encantado, de infinitas possibilidades.
Além do mais, a leitura é uma das atividades mais antigas do ser humano, que permite desenvolver a linguagem, ampliar o vocabulário e compreender o mundo ao nosso redor.
Para garantir uma boa contação de histórias, procure um lugar tranquilo e confortável, permita que a criança sente ao seu lado e acompanhe o livro com você. De modo que ela possa ver as perguntas, acompanhar com o dedo e até mesmo virar as páginas.
Conheça mais sobre importância de contar histórias e de ler para as crianças, com a Ir. Veroni Medeiros, assessora técnica da área de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Qual é a importância das histórias?
Ir. Veroni Medeiros
As histórias ampliam a linguagem oral, ensinam novas palavras e facilitam o aprendizado. Também desenvolvem a imaginação, ajudam a compreender o mundo, estimulam a criatividade e fortalecem a ligação entre adultos e crianças. É por meio das histórias que as crianças percebem a diversidade da natureza, do colorido, do belo, as diferenças entre os animais, entre as plantas e entre as pessoas.
O que é contação de histórias?
A contação de histórias é uma arte que preserva os valores culturais de uma família, de uma comunidade e de um povo. Desenvolve a linguagem, é um passaporte para a escrita, desperta o senso crítico e principalmente, faz a criança sonhar e vibrar com a vida.
A senhora falou que contar histórias é uma arte. Ir. Veroni. Quais dicas a senhora teria para se contar uma boa história?
Para contar uma boa história é necessário: escolher livros conforme a faixa etária das crianças, com imagens grandes, bem visíveis para que as crianças possam observar, usar diferentes tons de voz para acompanhar o ritmo das histórias, deixar a criança interagir, dar palpite e perguntar. Ela também pode inventar a história olhando as gravuras.
Como a família pode encontrar bons livros para contar histórias?
A família precisa ficar atenta e ver o que existe para as crianças lerem no município e na sua comunidade. Pesquisa as bibliotecas municipais e as que existem em igrejas, escolas e em outros lugares. Em seguida, faça o cadastro no local e depois, é só escolher e retirar os livros.
Como aproveitar as perguntas das crianças, as situações da família e as horas em que todos estão reunidos para contar uma história?
A família precisa estar atenta e aproveitar os momentos especiais. As perguntas das crianças são incentivo para uma boa história. Também é importante contar causos da própria família, de onde vieram os avós, os pais, se foi de outra cidade ou de outro país. Esse tipo de conversa é uma oportunidade para desenvolver a imaginação das crianças, desenvolver as noções de tempo e compreensão do mundo e também, para que elas conheçam suas origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário