terça-feira, 16 de maio de 2017

Secretário destaca importância do Programa Líder, do Sebrae, que acontece em Ilhéus

Ao participar do Programa Líder, iniciativa do Sebrae que reúne, em Ilhéus, personalidades das áreas pública e privada e do terceiro setor do sul da Bahia, com o objetivo de promover a integração regional em prol do desenvolvimento sustentável dos municípios, o vice-prefeito ilheense e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, destacou que o programa visa, sobretudo, proporcionar o entendimento entre os municípios e a sociedade organizada. Ele falou como anfitrião aos participantes do evento, no Hotel Praia do Sol, zona sul da cidade.
“O maior legado que podemos oferecer à nossa gente é fazer com que, através de um planejamento estratégico municipal e regional, se elimine a prática tão comum nas Prefeituras que é a de um governo fazer e outro desfazer”, disse. Além de Nazal, integram o Programa Líder o secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos; e o representante da secretaria de Cultura, Pawlo Cidade. “Com toda a região unida em um propósito, todo mundo ganha. Pensar conjuntamente os nossos caminhos vai permitir que cada um tenha uma fatia do bolo e todos possam ganhar”, completou o secretário Paulo Sérgio.
Em Ilhéus, o programa reúne empresários, lideranças sindicais, empreendedores rurais e produtores culturais que, durante oito encontros, vão se reunir para traçar estratégias, com o objetivo de construir um Plano de Desenvolvimento em sinergia com as políticas do Estado e do Governo Federal. Hoje aconteceu o primeiro deles, com a presença do superintendente do Sebrae na Bahia, Adhvan Furtado.
Projeto transformador - “Acreditamos muito nesse projeto que é transformador para a construção de uma visão coletiva para o território Sul”, destacou Adhvan. Dois facilitadores de debates participaram do encontro: Augusto Portugal e Inocêncio Magela. “Nós estamos disparando um processo que contribuirá para o desenvolvimento da região. É um programa de mobilização social”, destacou Inocêncio. Para Augusto Portugal, se o empreendedor continuar a fazer as coisas sempre da mesma forma, chegará sempre aos mesmos resultados. “Para alcançar resultados diferentes é preciso fazer diferente, modificar as estratégias, buscando caminhos mais eficientes. E é isso que estamos buscando hoje aqui”, destacou. Marcele Faltesek, representante do governo do Estado afirmou que a construção de politicas públicas é muito complicada se não tiver uma demanda estruturada e organizada. “Isso legitima o trabalho”, garantiu.
O Programa Líder prossegue até amanhã em Ilhéus. A iniciativa é do Sebrae e da Frente Nacional dos Prefeitos, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira dos Municípios. Na região, o Instituto Arapyaú apoia a o Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário