quarta-feira, 29 de março de 2017

I Simpósio de Cuidados Paliativos do Sul da Bahia será realizado na UESC

Será realizado, no dia 7 de abril, no auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), situada no bairro Salobrinho, em Ilhéus, o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Sul da Bahia. A realização é da Unimed-Itabuna com o apoio do Departamento de Ciências da Saúde da UESC. A inscrição pode ser feita mediante o pagamente de R$ 10, mais dois quilos de alimento ou uma lata de leite, na Unimed Itabuna, FUNCEPS Manoel Novaes, FUNCEPS Santa Casa, Hospital de Ilhéus, AMO Ilhéus e na UESC (Colegiado Medicina),
Para o professor Cristiano Bahia, diretor do DCSAU o evento vai contribuir para a disseminação deste conceito, entre profissionais de saúde, pacientes, cuidadores e comunidade em geral. “Doenças graves não significam que não há mais o que fazer. É possível diminuir muito o sofrimento de pacientes em situação terminal, mas a opção não é tão disseminada quanto poderia. É necessário trabalhar esta ideia entre pacientes e familiares. Os cuidados paliativos combatem a ideia de que o sofrimento é uma parte necessária e incontornável no tratamento de doenças graves, que podem resultar na morte. Para isso, oferecem alternativas para ajudar a passar por esse período.”
A programação – A abertura será às 8 horas com palestras sobre: Cuidados Paliativos: conceito e demanda; As dimensões do sofrimento humano, Controle de Sintomas em Cuidados Paliativos: visão geral, Uso da Via Subcutânea: uma prática moderna, Comunicação Difícil: rompendo barreiras, Modalidades de Atendimento em Cuidados Paliativos, Luto na Sociedade Moderna, Aspectos Éticos Jurídicos em Cuidados Paliativos, Apresentação de Caso Clínico. O fechamento do evento está previsto para 17h50min, com Gustavo Magno Baptista e Rosângela Melo.
Serão palestrantes o Dr. Douglas Crispim, médico formado pela UESC; Residência em Clínica Médica (Hospital Irmã Dulce); Geriatria (Santa Casa de São Paulo); Especialização em Cuidados Paliativos pelo Pallium Latinoamérica; Médico Assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da USP; Coordenador do Programa CDS (Comunicação Difícil em Saúde); Coordenador do Movimento para Expansão dos Cuidados Paliativos e membro da Diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. 
Caroline Silveira, enfermeira formada pelo Centro Universitário São Camilo; Residência em Cuidados Paliativos pela USP; coordenadora de enfermagem do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Beneficência Portuguesa, São Paulo. 
Karen Binsconcini, psicóloga formada pela UEL; Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP; Residência em Cuidados Paliativos pelo Hospital das Clínicas da USP; Gerente de psicologia do Grupo ASAS (Associação Sênior de Apoio a Saúde).
Dra. Alini Ponte, médica com residência em geriatria pelo Hospital das Clínicas da USP, especialização em Cuidados Paliativos pelo Pallium Latinoamérica; coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos da Clínica NOB, Hospital Português e HUPES em Salvador-BA.
Dr. Emerentino Elton Sousa de Araújo, Médico graduado pela EBMSP em 1991; Residência em Médica de Cirurgia Geral e Anatomia Patológica; Mestre em Medicina Interna, UFBA; Doutorando em Bioética – Universidade do Porto; Professor Assistente de Patologia Geral da EBMSP; Conselheiro do CREMEB 2013/2018; Coordenador Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do CREMEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário