segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Fernando Gomes assume o governo e anuncia criação da Polícia Municipal

“Vocês foram me chamar e estou aqui para governar como sempre fiz, sem perseguições a ninguém, porque serei o prefeito de todos os itabunenses”, declarou o prefeito Fernando Gomes ao ser empossado para o seu quinto mandato, em solenidade na Câmara de Vereadores de Itabuna. O evento contou com as presenças dos deputados federais Paulo Magalhães e João Carlos Bacelar, além do prefeito de Ilhéus Mário Alexandre, dos secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.
Depois do juramento e da assinatura do termo de posse, o prefeito Fernando Gomes acenou para uma integração de ações entre governo e legislativo, superando os limites partidários, “vamos andar juntos para a retomada do desenvolvimento e devolver a Itabuna a condição de polo regional. Porque todos nós temos um compromisso com a nossa cidade e a nossa gente”, afirmou.
Parceria
Ele disse ainda, que pretende trabalhar junto com o prefeito de Ilhéus em defesa da região e do seu fortalecimento: “Sei que vivemos um momento difícil em todas as áreas em especial no campo da saúde, da infraestrutura e da segurança. Por isso precisamos dar um basta na violência e para isto vamos precisar do apoio da Câmara Municipal e da comunidade,” enfatizou.
Destacou ainda a importância do apoio dos deputados Paulo Magalhães e João Bacelar, “que vão ajudar muito a Itabuna, porque temos pela frente um grande desafio, para isso precisamos deixar a política de lado e pensar em nossa cidade”, complementou o prefeito.
Como alternativa para superar a crise do país e de Itabuna, ele defendeu um esforço coletivo e muito trabalho. Também prometeu de imediato um verdadeiro choque de gestão, com a tomada de medidas duras em beneficio da comunidade e pediu um prazo de 90 dias para arrumar a administração municipal, com uma reestruturação da máquina do governo através de uma ampla reforma administrativa, a ser encaminhada ainda nas próximas horas para a Câmara Municipal.
Polícia Municipal
A reforma prevê a redução do número de secretarias e cortes de gastos em todas as áreas do governo. Anunciou ainda a criação de uma polícia municipal e uma ação em parceria com o governo do estado contra a violência.
Falando dos desafios do novo governo, o prefeito deixou claro que escolha dos secretários obedeceu a critérios pessoais e sem a interferência de ninguém, dizendo que a missão deles não é trabalhar para Fernando Gomes mas para Itabuna e convocou a todos os setores da população para que ajudem o governo, inclusive colaborando na racionalização da coleta de lixo e na limpeza da cidade.

Fernando Gomes dá posse a secretários e anuncia prioridades de governo

Ao considerar que Itabuna enfrenta uma situação gravíssima, com problemas em todas as áreas – saúde, educação, segurança pública e infraestrutura – , o prefeito Fernando Gomes destacou, ao empossar os secretários municipais no Centro Administrativo Firmino Alves, o elenco de prioridades de governo. Ele também falou da preocupação com a retomada e manutenção dos serviços públicos essenciais e com a realização de ações emergenciais num prazo de 90 dias para melhorar a qualidade de vida da população.
Lembrando que o Hospital da Base deveria estar fechado pela falta de medicamentos, pois não tem nem mesmo antibiótico para os pacientes internados, Fernando Gomes lamentou o fechamento dos postos de saúde e sucateamento dos serviços públicos. O prefeito eleito alfinetou o seu antecessor lamentando a falta de governo e de uma gestão efetiva para solucionar os problemas da comunidade.
Lembrando que em 40 anos de vida pública e oito mandatos – cinco como prefeito e três como deputado federal – vai procurar governar para todos os itabunenses, ele pediu a mobilização da população e da Polícia Civil e Militar para que em conjunto com o governo municipal iniciem ações contra a violência, uma questão que também envolve investimentos em educação, lazer e inclusão social das populações carentes.
Também assumiu o compromisso de em conjunto com o governo do estado encontrar uma solução para a questão do abastecimento de água, o que passa pela construção da barragem de Itajú do Colônia, uma obra já em execução.
Como uma das primeiras medidas emergenciais prometeu reabrir a rótula de acesso da avenida Princesa Isabel para o Góes Calmon, e anunciou a construção de uma passarela ligando a Câmara de Itabuna à praça Olinto Leoni, melhorando a mobilidade urbana e abrindo novas opções de estacionamento. Anunciou ainda que pretende contratar a consultoria de um engenheiro de trânsito para um grande projeto de mobilidade urbana
Quem são os secretários municipais empossados
O prefeito Fernando Gomes empossou em solenidade no Centro Administrativo Firmino Alves os integrantes do primeiro escalão do governo:
Maria Alice Araújo na secretaria de Governo; Paulo César Fontes Matos, na pasta de Finanças e Planejamento; bem como do engenheiro civil e empresário Francisco França para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
O advogado Luís Fernando Maron Guarnieri foi empossado na Procuradoria-Geral do Município e Anorina Smith Lima, na pasta da Educação.
Vitor do Amor Santos Lavinsky, que é advogado, assumiu a pasta da Saúde e Daniel Garcia Moreno Leão a Fundação Itabunense de Cultura, que é integrada à Secretaria de Esportes, de Turismo e à Fundação Marimbeta.
Na Emasa foi empossado o economista Jader Martins e Sandra Neilma assumiu a pasta deAssistência Social. Dinailson Oliveira ocupa a secretaria de Administração e o empresário John Vinícius Oliveira Nascimento a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Indústria e Comércio. Também foi empossado José Leopoldo dos Anjos a presidência da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna – Fasi, que administra o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
O prefeito e os integrantes da equipe de governo também participaram pela manhã, de uma missa de ação de graças na Catedral de São José, que teve a participação de todos os secretários municipais e servidores, além de correligionários do prefeito e lideranças empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário