segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Faculdade Madre Thaís forma a primeira turma do curso de Direito


A Faculdade Madre Thaís (FMT), realizou solenidade de formatura da primeira turma do curso de Direito, na noite de sábado(14), no auditório Jorge Amado, do Centro de Convenções Dep. Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus. A data foi um marco histórico para a instituição de ensino superior. “Esta será uma data eternizada no meu coração e na minha memória. Formatura da primeira turma de Direito da Faculdade Madre Thaís, turma que tive a honra de emprestar meu nome,” disse emocionada a professora Caroline Braulio De Carvalho Sá.

O presidente da Subsecção da OAB/Ilhéus, Marcos Flávio Rhem da Silva, como paraninfo da turma, lembrou que a primeira turma de bacharéis em Direito da FMT entra no mercado com a marca de reconhecimento da OAB e do MEC, que concedeu ao curso o conceito 4, numa escala que vai até 5. Garantiu que se sentirá honrado em presidir, na sede da Ordem, em Ilhéus, a solenidade de entrega das carteiras aos futuros Advogados.
Já o secretário Geral da OAB/Bahia, Carlos Medauar Reis, na ocasião representando o presidente da instituição, Luiz Viana Queiroz, destacou o momento de imensas dificuldades vividas pelo país. Conclamou aos novos Bacharéis a estarem atentos para defender o processo legal sem se deixarem influenciar palas correntes diversas. Enalteceu a profissão frisando a Constituição Federal.
O coordenador do Curso e Paraninfo da turma, Josevandro Nascimento não conteve a emoção por entre os bacharelandos estar a sua filha, Katiussa Vesper.
Como se fosse a sua última aula para a turma, o professor ressaltou o jurista Eduardo Juan Couture no “decálogo do advogado”. Evidenciando o quarto, diante da necessidade de estarem vigilantes “o seu dever é lutar pelo Direito; porém, quando encontrar o Direito em conflito com a Justiça, lute pela Justiça.”
Josevandro realçou a necessidade da “fé no Direito como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como o destino natural do Direito; na paz, como substitutivo benevolente da Justiça; e, sobretudo, tenha fé na liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem paz.” Concluiu com o apelo à ética e a moral do décimo mandamento “procure considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que seu filho lhe pedir conselho sobre o futuro, considere uma honra aconselhá-lo a ser Advogado”.
Ao lembrar a história da Faculdade Madre Thaís o diretor Geral da Instituição, Eusínio Lavigne, homenageou o professor Cid Gesteira, um dos fundadores da instituição e entusiasta pela implantação do curso de Direito, comparando-o ao nobre guerreiro castelhano Rodrigo Díaz de Vivar, chamado de “El Cid” (O senhor), que viveu no século XI, época em que a Hispânia estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros. “ El Cid venceu a guerra mesmo estando morto. O nosso Cid Gesteira vence uma etapa da Faculdade, também após sua morte, com a formatura da primeira turma do curso de Direito. "Vocês marcarão para sempre a história da Faculdade Madre Thaís".
“Começa agora um novo momento, vocês passam da posição de acadêmicos para a posição de Bacharéis terão como principal meta fazer valer o juramento que aqui fizeram diante de todos nós.” A frase foi proferida pela diretora Acadêmica da instituição e presidente da sessão, professora Taitiana Barcelos. A turma, professora Caroline Braulio de Carvalho Sá é a primeira a concluir o curso de Direito desta instituição. A primeira turma de bacharéis em Direito da Faculdade Madre Thaís entra no mercado com a marca de reconhecimento do MEC. O órgão concedeu ao curso o conceito (4) numa escala que vai a (5). É uma sequência de bons resultados colocando-nos entre as mais conceituadas  faculdades do Estado.
A professora Tatiana Barcelos convocou aos novos Bacharéis a nunca perderem de vista que o ideal de justiça, ainda que utópico, deve nortear suas ações na carreira que escolherem. Não esquecerem que justiça é dar a cada um, o que é seu devido. Não se iludirem com o poder, ele é passageiro, efêmero e não torna o seu detentor melhor do que ninguém. A serem humanos, sensíveis às injustiças que se apresentarão e a tentar corrigi-las. Não percam a esperança! Sejam bons e façam o bem. E citando Luís Roberto Barroso concluiu “creio no bem, na justiça, no amor e na tolerância. e creio na gentileza e no bom humor como uma boa forma de realizá-los”.
Bacharéis
São Bacharéis em Direito: Adina Sidnay Freire Teles, Antonia Reis de Matos da Silva, Catia Santos Souza, Grazia Narcisa Ribeiro Costa, Guilherme Mendes Pires, Henrique Cunha Carvalho da Silva, Katiussa de Magalhães Nascimento Vésper, Rhaylane Lima Santos, Vagner Gomes Fernandes da Silva e Wilson Ribeiro Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário