sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Clareamento, ética e trabalhos científicos marcam a I Jornada de Odontologia da Faculdade de Ilhéus

Oficina de clareamento dental, palestra sobre cuidados éticos e a exposição de trabalhos científicos marcaram a I Jornada de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, na sede da instituição, localizada na Avenida Tancredo Neves, à margem da rodovia Ilhéus-Canavieiras. O coordenador do curso de Odontologia, professor Fábio Silveira, observa que a Jornada é uma ferramenta importante no contexto do mercado, pela necessidade de inovação no aperfeiçoamento técnico e crescimento intelectual de estudantes e profissionais do setor.
Durante o evento destinado a estudantes de Odontologia e profissionais da área de saúde, foram oferecidos também minicursos e workshops, tendo como tema central “Inovação – O caminho para o sucesso na Odontologia.”. Na abertura, a palestra sobre “Publicidade, propaganda e marketing em Odontologia, orientações legais e cuidados éticos", foi ministrada pelo professor Ulisses Anselmo da Silva, presidente da Comissão de Ética, do Conselho Regional de Odontologia CRO-BA. 
Prestigiaram a abertura o professor Almir Milanesi, diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, Fábio Silveira de Souza, coordenador do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus; professor David Moreira – coordenador científico do evento e delegado do Conselho Regional de Odontologia em Ilhéus; Helder Valiense – presidente da ABO- Regional Ilhéus e a acadêmica Juliana Magnavita – presidente da comissão de formatura dos graduandos do 8° semestre do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus. 
Segundo o palestrante Ulisses Anselmo, “dentro da profissão de odontologia, que a gente abraça, que a gente ama, a gente tem que - principalmente para os alunos, na graduação, que estão começando, que não entraram ainda na clínica - fazer com que eles entendam que o processo da ética é uma questão de valoração. Então, não pode pensar só no dinheiro. Tem que pensar na relação que ele vai ter com seus pacientes e, principalmente com os seus colegas, para que dessa relação saia uma questão de confiança no outro.” 
“A gente trabalhou bastante no código de ética: a questão do relacionamento como equipe profissional; o sigilo profissional que tem que haver em relação ao tratamento odontológico, que é realizado dentro do consultório, da clínica; a relação do aluno com o paciente que precisa dele, que vai ser atendido por ele, aquele paciente que não tem condição e que precisa muito do profissional que o atenda. A relação entre eles dois vai gerar, naturalmente, uma mão dupla, da qual o paciente precisa do aluno e o aluno vai aprender com esse paciente. Então, ele tem que ter respeito acima de tudo com esse paciente.”, afirmou o professor. 
O “Fenótipo Gengival e sua relação com a Implantodontia”, foi o tema da palestra do professor Ordener Miranda Martins de Souza, e “Restaurações estéticas diretas e indiretas”, foi debatido pela professora Carine Monteiro. Houve palestra ainda palestra sobre “Laserterapia na Odontologia”, com o professor Adriano Monteiro, “Marketing e Gestão em Odontologia – Construindo empresas vencedoras”, com o professor Alysson Oriá, e “A criança e o adolescente do século XXI”, proferida pelo professor Nilton César. Foram realizados minicursos sobre “Regeneração Tecidual do Periodonto Apical”, com o professor Henrique Braitt, e “Trauma de Face”, com o prof. David Moreira. 
Clareamento – O workshop de Clareamento foi realizada pelos professores da Clínica de Dentística do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus. Na opinião do coordenador da clínica de Dentística, especialista Luciano Tavares, “o atendimento foi exitoso. Esta é a primeira experiência de jornada de Odontologia, que a faculdade pioneira na região vem fazendo, mas a comunidade teve a oportunidade de ter acesso a um serviço, que é praticamente exclusivo de uma população mais abastada. Nós tivemos aqui a comunidade carente sendo atendida com procedimento estético. Isso é um paradigma que a faculdade vem quebrando, vem trazendo para o município, para a população de Ilhéus.”.
Para o clínico geral Lucas Barros, mestre e doutor em Dentística Restauradora pela UNESP de Araraquara, “na verdade, foi uma oportunidade que os alunos tiveram de aplicar aquilo que foi ensinado na teoria pela professora convidada, Adriana Carvalho, que deu uma palestra sobre Clareamento. E para que a prática não ficasse longe do discurso, da teoria, por ideia do professor Fábio, nós possibilitamos esse workshop, aonde eles puderam executar aquilo que foi aprendido ontem”. 
Ele explicou ainda que “existem dois tipos de clareamento: o externo que é esse que eles estão fazendo aqui; e um que a gente chama de clareamento interno, ou endógeno, que são casos de dentes que sofreram tratamento de canal e ficam escurecidos. Este traz fragilidades, sim.”. O evento contou com os seguintes patrocinadores: Terceira Via – Formaturas e Eventos, FGM, Uniodonto, Dra. Cherie – Prof. Daniele Maia, Dental Tech, Interface Digital, Bataclan, CRO-BA, Dental Cremer, Jardim Atlântico Beach Resort, Dra Maria Helena Ocke-Clínica Jardins, Endo - Dr. Braitt, Sushi Massa e Funorte – núcleo Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário