sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PIEDADE: Cem anos depois o sonho de Madre Thaís continua sendo uma realidade

"Espírito de Fé e de fidelidade ao Evangelho", esse é um legado de Santa Ângela de Mericí, deixado para as suas irmãs da União Romana da Ordem de Santa Úrsula. Sendo assim, Madre Thaís do Sagrado Coração Paillart, entendeu que "a busca da vontade de Deus far-se-á num discernimento Espiritual. Jesus Cristo "as esclarecerá e as instruirá sobre o que terão de fazer", diria Santa Ângela. E assim, e só pela graça de Deus, que em 1916 é fundado "Convento da Piedade" na cidade de Ilhéus.
As festividades alusivas ao centenário são do tamanho da realidade local mas, carregadas de emoções, sorrisos, lágrimas, recordações e muita alegria. Tudo isso será testemunhado amanhã, quando cerca de 500 ex alunos vão se encontrar, primeiro na missa que será celebrada, às 11 horas, na Capela gótica da instituição. Depois, no almoço e descerramento de uma placa comemorativa e na exposição “Ontem e hoje.Piedade 100 anos” que tem a curadoria da ex aluna Ana Virginia da Fonsêca Santiago.

Eu Servirei! 
Madre Thais e as Ursulina da época  
Esses momentos farão lembrar aquele 1916, quando, a bordo do Vapor Jequitinhonha desembarcavam as primeiras religiosas sob o comando da francesa Madre Thaís do Sagrado Coração Paillart. Durante a viagem a provincial da ordem havia refletido sobre o empreendimento que iria fazer, pois não possuíam nada, nem terreno, nem recursos financeiros. Ela certamente ouvia, em seu coração Sta Ângela sussurrar: "Deixai Deus agir, Ele fará maravilhas".
Fez. Basta sentir e viver alegria refletida na algazarra esvoaçante dos pequeninos, na inquietude sadia dos maiores, na ansiedade dos adolescentes, no abraço e na voz embargada daqueles que, com seus cabelos grisalhos, já viverem e ainda vivem a emoção de estar entre os seus, agora repositórios do conhecimento. "Só é possível transmitir conhecimento se houver amor." A Irmã Georgina Costa bem sabe e não deixa perder vista o legado daquela em quem estão lastreados os carismas da escola "Serviam". Só é possível servir com amor. "Só se educa com amor", nos ensinam as Ursulinas.

O colégio iniciou suas atividades à rua Conselheiro Saraiva, atual Antonio Lavigne de Lemos, nas instalações da diocese. O casal Adelaide e José das Neves César Brasil doaram um terreno no alto das Quintas, atual alto da Piedade, para que lá fosse construído o prédio do Palácio Episcopal, que teria como destino a moradia do bispo diocesano. É onde foi construído o Convento.
O começo da vida do colégio foi muito precário. Lembra Maria Luiza Haine, numa das suas escritas, O bispo, Dom Manuel de Paiva, autor do pedido para que fosse instalada a escola na cidade, cedeu parte do terreno para que a freira iniciasse o empreendimento educacional. Faltava água, luz, e a subida era feita por uma ladeira íngreme, que quando chovia ficava intransitável, mesmo a pé. O projeto do prédio é de Salomão da Silveira que apesar de não ser engenheiro formado, esteve à frente do projeto e em 16 de julho de 1917 o Colégio Nossa Senhora da Piedade transfere-se para sua sede própria.
Para entender o significado e a importância de uma escola deste porte na época em que ela foi concebida e construída, é preciso entender a própria História da Educação nesta região, em particular, e no Brasil como um todo. Estudar não era obrigatório, mulher não precisava ir à escola, e ainda não tinha direito a voto. A escola e, consequentemente, o saber, eram para um pequeno grupo de privilegiados que podiam pagar o deslocamento para centros maiores, e possuía família para bancar o longo período de estada nestes centros. 

A Capela 

Capela neogótica
Alunos e suas familiais celebram  
Em 1927, foi iniciada a construção da capela, um belíssimo exemplar da arquitetura neogótica. O construtor Salomão da Silveira fez uma adaptação da planta encomendada, na França, por Madre Thaís, e a obra ficou pronta em 1929. O ponto alto da capela é o seu altar-mor, com a Imagem da Dor, imagem de Nossa Senhora da Piedade, aos pés da cruz, aconchegando ao colo o Cristo morto. O instituto esta localizado no Alto da Piedade, na Rua Madre Thaís, numa área de 75 mil metros quadrados. São oito edifícios principais com laboratórios diversos incluindo de programação e informática, de publicidade e propaganda, auditórios, biblioteca, sala de leitura, capela, Museu da Piedade, comunidade religiosa, ginásio poli-esportivo, sala de audiovisual, parque infantil, herbário, cantina, refeitório,área verde (matinha), jardim da gruta, salão nobre, salão de conferências, sala de dança, sala de orações, sala de costura, piscina semi-olímpica, piscina infantil , três pátios arborizados e palácio destinado à parte pública (Escola Santa Ângela).

Educação Global

A partir de 2008, visando um maior contato cultural entre os alunos da Rede Ursulina no mundo inteiro e um melhor aprendizado de línguas estrangeiras, o Instituto Nossa Senhora da Piedade iniciou o programa de intercâmbio Educação Global.
Hoje, Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus é uma instituição educacional, sem fins lucrativos, continua dirigido pelas religiosas Ursulinas da União Romana, Sua atual priora é a Ir. Cintia Lessa
Integral
Há 20 anos a escola presta educação em tempo integral. Os alunos, desde o infantil até o fundamental, podem ficar nos dois turnos na escola, onde fazem refeições, tema banho, repousam tem reforço escolar, atividades artísticas, esportivas, culturais e lúdicas. 

História, tradição e modernidade

Anarleide Cruz Menezes Professora de Literatura e Curadora do Museu da Piedade. 
O Conjunto Arquitetônico da Piedade é uma sólida construção de estilo eclético, em que predomina na fachada central o gótico revivalista próprio do início do século XX. Constitui-se símbolo cultural para a cidade e região desde a sua fundação em 1916, por freiras da Companhia de Santa Úrsula, ordem romana radicada em diveros países do Novo e Velho Mundo. A edificação se compunha inicialmente de um Convento e uma Escola em regime de internato. Em menos de três décadas, já se agregavam um Orfanato e uma Escola Profissionalizante em prédio anexo, esses destinados ao público feminino e desfavorecido de posses àquela época. 
Madre Thaís, inspirada por Nossa Senhora da Piedade e Madre Theresinha do Menino Jesus Decrocq, confiantes em suas companheiras de jornada, deram início a essa história que faz parte da vida de muitas famílias que tiveram suas filhas e filhos educados a partir de valores sólidos, enraizados na união e preservação da justiça social e no amor ao próximo. Educar valorizando o passado com total abertura para os avanços da modernidade e suas tecnologias.
Aos cem anos de existência, o Instituto Nossa Senhora da Piedade continua agindo de forma incisiva e marcante para disseminar educação e cultura, contribuindo para o desenvolvimento do município ao educar jovens para o convívio justo e cristão em sociedade. O sopro inicial foi o convite feito, em janeiro de 1916, pelo 1º Bispo de Ilhéus a Madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, freira francesa da Ordem italiana conhecida como Ursulinas. D. Manuel de Paiva propôs à nobre Irmã que aqui fundasse um instituto feminino, já que a região, na época, carecia de educação formal, especialmente para mulheres.
O Município de Ilhéus recebeu, com a atenção merecida, aquelas que apresentaram ao interior da Bahia as seis primeiras Profissionais em Magistério: equiparando a Escola Normal em 1922 e formando sua primeira turma em 1923. A partir daí, os galhos cresceram e por toda parte há frutos dessa ávore do conhecimento e da ética em toda a região. O INSP preencheu uma lacuna importante e urgente para a formação da sociedade regional: educar as mulheres que sustentariam a memória e os costumes locais. Crianças e jovens que, num futuro próximo, transformariam a face regional. Palavras proferidas pela ‘Mestra’Thaís: Scio Qui Crediti! – Sei em quem acredito! - soaram durante décadas nos ouvidos daquelas e daqueles que abraçaram essa sagrada missão.

  Comprometida com os valores cristãos

Ir.Regina Consolação, o.s.u. Provincial das Ursulinas no Brasil 2016 

Toda Instituição estaria orgulhosa em poder celebrar cem anos de existência dedicados à educação. É com muita gratidão que nos lembramos da Madre Thaís e suas companheiras que fizeram opção por Ilhéus. “ onde não há água é preciso cavar a fonte”. Era consciente dos muitos desafios, mas acreditava na graça de Deus, pois como São Paulo, ela sempre repetia – “ Sei em Quem acreditei”. E movida pela fé e coragem, também acreditava na bondade, na generosidade e capacidade do povo desta Cidade.
Assim ela pontou o caminho, deu os primeiros passos- suas sucessoras permaneceram fiéis às suas inspirações- a Árvore plantada cresceu bonita e frondosa e até hoje dando muitos frutos- comprometida com os valores cristãos, acreditando no potencial de suas crianças e jovens e acima de tudo no bem que deve desabrochar no coração de cada aluno, professor, funcionário que hoje tem o privilegio de fazer pare desta história.
Vamos juntos celebrar, em união de coração e mente como nos pede nossa Mãe e amiga fiel, Santa Ângela, vamos cuidar deste bem maior que não pertence só à historia do passado, nem a alegria do momento presente, mas ao futuro. Que a Piedade continue sendo “ minha escola, minha casa” para muitas gerações futuras.

Eu Servirei 

Ir. Cintia Lessa o.s.u. Priora da Piedade - 2016 

O ano de 2016 marca uma data importante para o cenário da educação ilheense: o centenário do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Ao longo de cem anos, o INSP educou gerações de pessoas de Ilhéus, de outras partes do Brasil e até do mundo, sempre se fundamentando nos alicerces da fé, da acolhida, da justiça, da paz e do amor-serviço.

Para nós, Ursulinas, SERVIAM- eu servirei- é palavra de honra, de abnegação cristã, de dedicação alegre a todos, principalmente, aos mais necessitados.
“ Servir é a nossa divisa”.

O sonho de Madre Thaís continua sendo uma realidade


Ir.Georgina Costa,o.s.u. Diretora Pedagógica 2016 

Cem anos. É uma emoção muito grande viver este momento da Piedade. Carregamos uma história dessa e ao mesmo tempo cultivamos a alegria e a responsabilidade para continuar essa história no mesmo nível e cada vez melhor. A história tem que continuar fiel ao seu passado de pioneirismo e de educação de alto nível.
A Piedade conserva seus mesmo princípios e os mesmos valores de sempre, mudando a metodologia, pois os métodos têm que se adaptar aos tempos, às circunstâncias, e não podemos educar da mesma maneira que educamos cem anos atrás. O respeito, a liberdade, a responsabilidade e a experiência são valores que foram conservados. Enfim, é a educação integrada do ser humano em todos os seus aspectos , em que o ensino religioso faz parte do ser humano.
Cem anos! É muita emoção. O sonho de Madre Thaís continua sendo uma realidade.
Por isso continuamos olhando para o futuro e hoje é indispensável acreditarmos numa educação ambiental e uma educação para a paz.
Não há desenvolvimento sem educação. Nossa tradição é essa. Se queremos educar hoje, temos que ter a visão do amanhã.
Madre Thaís é a tradução deste pensamento. Mudou a perspectiva da mulher, pois deu oportunidade de um estudo mais aperfeiçoado. Promoveu a mulher e humanizou a região com uma educação impregnada nos valores culturais trazendo novos métodos educacionais. A Piedade formou educadoras na região e tem que continuar pioneira.
Participar dos 100 anos da Piedade e comemorar a data com os ex alunos também é uma grande emoção.

 




Aspectos da Escola, do Museu e da vida religiosa das Ursulinas






Nenhum comentário:

Postar um comentário