terça-feira, 6 de setembro de 2016

Jane Hilda lança livro e expõe pinturas no Museu da Piedade

“Imagens & Sentimentos: Alguns Poemas (Des)Engavetados e Pinturas”, livro de autoria de Jane Hilda Badaró, segue agenda de lançamentos regionais previstos para os meses de agosto e setembro 2016. Depois de ter sido lançado na Academia de Letras de Ilhéus (19/8) e na Feira Literária de Itabuna- Fenita, agora o livro será apresentado aos leitores no Museu da Piedade, na manhã do dia 17 de setembro, quando estará acontecendo ali também uma exposição de pinturas da artista, sob coordenação da Irmã Georgina Costa e curadoria de Anarleide Menezes.
Neste período o Instituto Nossa Senhora da Piedade, colégio ilheense das freiras Ursulinas – sitio no convento de arquitetura gótica onde também fica o Museu - comemora seu centenário. Intensa programação organizada por uma comissão de ex-alunas, capitaneada por Ana Virgínia Santiago, e também pela equipe pedagógica para festejar os 100 anos do INSP, com procissão, celebração eucarística, gincana, campeonatos esportivos, almoço, exposição de fotos e documentos que ilustram o percurso e a importância do colégio no processo educacional e cultural da cidade e região.

“Imagens & Sentimentos” contém poesias escritas e também imagens de pinturas realizadas por Jane Hilda nos últimos cinco anos. Artista plástica com obra exposta na França e outros lugares do mundo, a autora considera que poesias podem ser feitas tanto com palavras quanto com imagens. “A arte – naif - que faço, é pura expressão, reflexo de viagens interiores, dúvidas e certezas de minh’alma, trazidas sem preocupação com técnicas e estilos, e do mesmo modo, são os poemas que escrevo”, diz. Jane Hilda (advogada, professora da UESC e jornalista), explica que a semente deste trabalho foi plantada em 1992, quando respondia pela Assessoria de Imprensa da Fundação Cultural de Ilhéus, e recebeu a visita do poeta fundador da Academia de Letras de Ilhéus, o saudoso Abel Pereira. Naquela oportunidade passou para ele alguns de seus poemas, num bloco de folhas datilografadas, com o título de “Alguns poemas engavetados”, e em poucos dias os recebeu de volta, vindo junto a eles, uma poesia da lavra de Abel, intitulado “Versos circunstanciais (A propósito da poesia de Jane Hilda)”, aconselhando desengavetá-los. A oportunidade de acatar o honroso conselho somente ocorreu agora, 24 anos depois.
Com selo da editora grapiúna Mondrongo, o livro, que traz a lume o poema inédito de Abel Pereira, possui 136 páginas, todas coloridas, e capa dura. A Professora, escritora e ensaísta Tica Simões considera que se trata “de um livro lindo e original. A expressão em duas linguagens – pictórica e poética- faz
dele um objeto especialmente múltiplo. Certamente será alvo de muitos leitores!”. Para Gustavo Felicíssimo, poeta, escritor, editor do livro e apreciador das mais diversas linguagens artísticas, “a arte de Jane Hilda reflete suas preocupações existenciais, incluindo aí as espirituais, e tanto seus poemas quanto suas telas dialogam em via de mão-dupla, ou seja, é como se o reflexo de uma forma de arte pudesse ser vista na outra.
O leitor pode estar certo de que se trata de um livro único, belo e esteticamente de muito bom gosto. Em todos os sentidos, da capa ao conteúdo, um livro extraordinário”. Em Ilhéus, o livro já está à venda na Papirus Livraria- Shoping Itarte ((73) 3231-2191). Em Itabuna, a distribuição está sendo realizada pela Editora Mondrongo: (73) 3041-3116 | 98842-2793

Nenhum comentário:

Postar um comentário