quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Como responder as dúvidas das crianças sobre sexualidade

Irmã Veroni

(Pastoral da Crianca) -Levante a mão quem nunca levou um susto ao ouvir seu filho perguntar “Como nascem os bebês?”. E não adianta você só responder que saem da barriga da mãe, porque com certeza, vem outra pergunta “E como fazem para entrar?”. Para conversar sobre esse tema está aqui conosco a Ir. Veroni Medeiros, educadora e assistente técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Irmã Veroni, como responder às perguntas que as crianças fazem sobre sexualidade?
Irmã VeroniResponder sempre conforme a faixa etária da criança e com naturalidade. Usar palavras simples, precisas e verdadeiras. A resposta precisa ser imediata e somente aquilo que a criança perguntou.
pastoraldacrianca - Dos quatro aos seis anos de idade é muito comum as crianças perguntarem como nascem os bebês. Nessa hora, o que responder para elas?
Irmã Veroni - Nesta faixa etária, as crianças começam a mostrar interesse e curiosidade sobre como se engravida, como nascem os bebês. Pode-se dizer “A mamãe vai para o hospital e o médico ajuda o bebê nascer”.
pastoraldacrianca -Quando a criança pergunta “Por que os pais fecham a porta do quarto à noite?”. O que devemos dizer?
Irmã Veroni - É que casais precisam de privacidade para namorar, para conversar, para matar a saudade. Da mesma forma que as crianças vão para o quarto para ouvir música, fazer a lição de casa ou para dormir, cada pessoa tem o seu espaço. Acostume as crianças com a ideia de que os pais também precisam namorar, têm direito à privacidade e uma vida que é só deles.
pastoraldacrianca -Quando uma criança mexe nos órgãos genitais, como é que os pais devem proceder?
Irmã Veroni - A criança faz isso porque ela está descobrindo que tocar no corpo traz sensações agradáveis. E isso acontece sem maldade ou sem malícia. É o início da descoberta do seu corpo e essa etapa é natural. São toques, são carícias, são afetos que fazem parte do desenvolvimento da criança.
pastoraldacrianca -Por que é necessário ensinar à criança a noção de privacidade e respeito em relação ao corpo?
Irmã Veroni - É bem importante e é sempre bom ensinar as nossas crianças que o corpo é um bem sagrado. Todo o nosso corpo precisa ser muito cuidado e respeitado. A família precisa ensinar o nome correto das partes do corpo, bem como as suas funções. A troca de roupa em lugar preservado, no quarto ou no banheiro, ajuda muito nesse cuidado com a privacidade. Pessoas estranhas ou adultos não podem tocar no corpo da criança. A família é sempre a protetora da criança e é preciso construir uma relação de confiança, de diálogo e de muito amor. Os pais precisam ensinar para a criança que tudo que as pessoas dizem, que as pessoas fazem com ela, precisa ser contando para o papai e para a mamãe. Então, essa relação de confiança é muito importante.
pastoraldacrianca -E quando os pais não sabem como responder às perguntas das crianças, a quem eles devem recorrer?
Irmã Veroni - O melhor caminho, então, é sempre buscar orientação de pessoas mais esclarecidas. Por exemplo: uma psicóloga, uma professora, até mesmo o médico ou o pediatra. Se na comunidade tem uma enfermeira, também podemos pedir orientação e ajuda. A própria Celebração da Vida, que a Pastoral da Criança faz, é um momento oportuno para que as mães possam resolver as sua dúvidas, conversando umas com as outras.
Assim, as famílias podem se ajudar mutuamente e resolver essas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário