domingo, 24 de julho de 2016

Obras da Embasa para melhorar o abastecimento de água vão modificar o trafego na ponte Lomanto Jr.

Tendo em vista a necessidade de providências para minimizar os impactos gerados pela grave estiagem, que resultou em situação de crise hídrica no município de Ilhéus e na alternativa de revezamento para garantir o abastecimento à população, a Embasa – Empresa Baiana de Água e Saneamento – está adotando uma série de investimentos em ações emergenciais a fim de melhorar a distribuição de água na cidade e no interior.
A adoção dessas medidas foi discutida entre o prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá), e o diretor de Operações da Embasa, Ubiratan Cardoso, durante reunião realizada no Centro Administrativo do Município, no bairro da Conquista, no início da noite de quinta-feira, dia 21. O encontro contou com as presenças do deputado estadual Eduardo Sales, dos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, de Administração, Ricardo Machado, e de Relações Institucionais, Frederico Vesper, e dos gerentes da Embasa em Ilhéus e Itabuna, respectivamente, José Lavigne e Danilo Gomes.
Com a publicação da outorga por parte do Inema – Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, nesta sexta-feira, a Embasa iniciará a captação de água na Barragem da Boa Esperança, unidade de conservação do Município, que deve melhorar a oferta de água na zona central da cidade. Ubiratan Cardoso afirmou que a Embasa investiu cerca de 700 mil reais para a execução de obra de implantação de 2,5 quilômetros de adutora de água bruta na Barragem, após autorização ambiental emitida pelo Município.
Novos tubosA partir desta segunda-feira, dia 25, a Embasa iniciará a substituição de tubos de 160mm existentes sob a Ponte Lomanto Júnior por tubos de 200mm, com o objetivo de aumentar a distribuição de água da Barragem do Rio de Engenho para a zona central da cidade. A obra causará modificações no tráfego na ponte de acesso à zona sul.
A empresa também confirmou a instalação de 23 reservatórios comunitários nos distritos de Aritaguá e Sambaituba, na vila de São José, nos bairros Vila Cachoeira e Salobrinho, e no Conjunto Habitacional Moradas do Porto. E a contratação de nove caminhões-pipa para o abastecimento emergencial em hospitais, escolas da rede pública de ensino, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e para a regularidade dos reservatórios comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário