segunda-feira, 6 de junho de 2016

Inaugurada a nova Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Ilhéus

Nos últimos dez anos, esta é a primeira escola construída e inaugurada na rede municipal de ensino. A unidade oferece infraestrutura de qualidade a cerca de 300 estudantes do ciclo inicial de ensino
No último sábado, dia 4, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e o vice, Carlos Machado (Cacá), acompanhados da secretária de Educação, Marlúcia Mendes e por vereadores e outros representantes da comunidade da Conquista, inauguraram a Escola Municipal Pequeno Príncipe, uma das mais modernas da cidade. A solenidade de inauguração contou com a presença de dezenas de alunos acompanhados pelos pais, todos os professores e funcionários da unidade, e moradores do bairro.
Como destacou a secretária Marlúcia Rocha, nos últimos dez anos, esta é a primeira escola construída e inaugurada na rede municipal de ensino. A Escola Municipal Pequeno Príncipe é uma unidade de ensino tradicional da cidade. Como a antiga sede própria não estava em condições de abrigar as atividades escolares, as obras foram iniciadas há cerca de sete anos e abandonadas pela empresa responsável durante a gestão municipal anterior.
O prefeito Jabes Ribeiro enfatizou que teve dificuldades burocráticas para fazer o distrato com a empresa que abandonou a obra, mas venceu todos os entraves e decidiu concluí-la com recursos próprios do tesouro municipal. “Esse compromisso assumimos logo no início de nossa administração porque percebemos o desconforto dos alunos e professores em ficar utilizando imóveis alugados. Reunimos com a comunidade e decidimos enfrentar o desafio”, explicou o prefeito.
Os alunos da Pequeno Príncipe ficaram entusiasmados com as novas instalações da escola e fizeram uma festa ao recepcionarem o prefeito Jabes Ribeiro. A nova sede possui 18 salas de aula, com ar condicionado, e mais secretaria escolar, salas da direção e vice-direção, de serviços de coordenação e orientação pedagógicas, de informática, multimeios (TV/data show), biblioteca, brinquedoteca, auditório, sala multifuncional para alunos com necessidades especiais, além de cantinas, sanitários, área de recreação e mobiliário totalmente novo.
Agradecimento - O ato de inauguração foi iniciado com a palavra do pastor Pedro Chagas, da Igreja Batista Lindinópolis, instituição situada ao lado do novo prédio, que reconheceu o esforço da gestão na realização da obra e conclamou alunos, pais, professores e moradores locais para que ajudem na preservação daquele patrimônio.
Também participaram do ato os vereadores Ivo Evangelista, Nerival Reis e o suplente Luís Carlos Escuta, a primeira dama Adryana Ribeiro, a diretora da escola, Maria Célia Bezerra de Souza, a representante dos pais no colegiado, dona Silvia Santana, além dos secretários municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Derneval Furtunato, de Relações Institucionais, Fred Vésper, de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Comunicação, Valério de Magalhães, de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, de Meio Ambiente, Antonio Vieira, de Agricultura, Sebastião Vivas, de Turismo, Josenaldo Cerqueira, de Cultura, Paulo Atto, Chefe de Gabinete, Victor da Veiga, o diretor-geral do Detran na Bahia, Lúcio Gomes, entre outros.
O prefeito Jabes Ribeiro agradeceu ao empenho de toda a equipe para a realização da obra. A mãe do aluno Daniel, Silvia Santana, agradeceu a conclusão da obra e reconheceu o esforço da comunidade para sua realização. A secretária de Educação, Marlúcia Mendes, ressaltou a importância de a comunidade em geral se integrar à escola, “principalmente visando sua preservação e manutenção, porque não pode haver uma responsabilidade social somente do colégio, mas é necessário que a população contribua, una esforços para zelar por esse equipamento que tanto custou a nós todos”.
Mãe da pequena Ana Carolina Santos Silva, de 6 anos, estudante daquela unidade, a dona de casa Mirian dos Santos (34) foi uma das moradoras do bairro que acompanharam a inauguração. Ela conta que, mesmo no prédio em que funcionava a escola, a filha já apresentava bons resultados. “Agora, só tenho a agradecer por ela poder contar com um espaço desse, que vai ajudar muito no seu desenvolvimento”.
Atenção especial – O vice-prefeito Cacá lembrou, na oportunidade, o cuidado com que a atual administração vem tratando o bairro da Conquista. Ele enumerou, por exemplo, a reforma da Policlínica Halil Medauar, do posto de saúde, a própria entrega da Escola Pequeno Príncipe, além de obras já autorizadas, como a nova unidade básica de saúde e a quadra poliesportiva coberta, que será erguida próximo à escola.
Avanços – A unidade tem capacidade para funcionar nos três turnos, atendendo crianças do nível fundamental e, posteriormente, o programa de Educação de Jovens e Adultos (Eja), à noite. Atualmente, cerca de 280 estudantes estão matriculados, número que deve crescer, de acordo com a diretora Maria Célia Bezerra, já que, com a ampliação do espaço, será possível receber novos alunos.
Para Marcia Célia Bezerra, o novo prédio representa ganhos pedagógicos e sociais. “No prédio em que funcionava a unidade, não tínhamos capacidade de desenvolver todas as orientações pedagógicas, por causa da limitação de espaço, principalmente. Agora, poderemos desenvolver trabalhos mais específicos de desenvolvimento cognitivo, do aprendizado, entre outros”. Ex-aluna da escola que hoje dirige, Bezerra explica que, no campo social, o avanço é representado pelo acesso digno à educação por parte das crianças dos níveis iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário