segunda-feira, 13 de junho de 2016

Estudantes de Engenharia Civil da Faculdade Madre Thaís mostram habilidades


Alunos começam reforçando a capacidade necessária, para o engenheiro, de resolver problemas de uma forma criativa.
Ciente do importante papel do engenheiro civil na construção do moderno cenário urbano os alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus, realizaram na pratica os ensinamentos teóricos da sala de aula.
Um grupo de estudantes construiu pontes de treliças para a disciplina Mecânica, como forma de experimentar os desafios enfrentados por um engenheiro, como disse o professor Geraldo Porto, titular da matéria na FMT.

O modelo consiste na armação formada pelo cruzamento de elementos retos cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós. As treliças são dimensionadas de modo que as únicas forças atuantes nos elementos sejam de tração ou compressão. "Nós fazemos esse projeto para que o aluno exercite esse lado da Engenharia. Para que ele conheça melhor a profissão," frisa o professor Geraldo.

Já outro grupo de discentes, liderados pelo professor da disciplina Física II, Marcelo Krause, construíram miniaturas de máquinas pesadas baseados no principio do físico, filósofo e matemático francês Blaise Pascal. O Físico esclareceu o princípio barométrico, a prensa hidráulica e a transmissibilidade das pressões, o mesmo princípio físico que se emprega aos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e aos freios hidráulicos cujo enunciado diz que: "o acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido".

"São essas habilidades que os capacitam a atuar em equipes multidisciplinares e utilizar diversas alternativas tecnológicas, proporcionadas pela articulação de atividades práticas e teóricas de um curso atual, dinâmico e desafiador. Os alunos já começam conhecendo a profissão através da solução de problemas, reforçando a capacidade necessária para o engenheiro de resolver problemas, exposta de uma forma criativa," explica o professor Krause.

Nenhum comentário:

Postar um comentário