quinta-feira, 30 de junho de 2016

Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus ganhará Posto Avançado

Profissionais de salvamento vão trabalhar em plantão no mês de julho, devido ao aumento dos banhistas no litoral ilheense em decorrência das férias escolares nas regiões sul e sudeste
O Corpo de Salva-Vidas do Município ganhará um posto avançado com o objetivo de facilitar suas principais atividades, como a distribuição do material de trabalho e a reunião dos servidores para a prática de atividades físicas. O equipamento, que funcionará no mesmo espaço onde já se encontra instalado o Posto de Atendimento ao Turista (PAT), fica situado ao lado da Catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes.
“Será um importante ponto de apoio para a nossa equipe, realidade que, sem dúvida alguma, contribuirá para a prestação de um trabalho ainda melhor”, comenta o coordenador do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus, Alexandre Mendonça, salientando que a obra de requalificação deverá ser concluída no prazo de 15 dias. Os serviços no local estão sob a responsabilidade da empresa SSN Incorporadora e incluem a troca do piso, a colocação de ar condicionado e a instalação de equipamentos de informática.
O secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, reforça que o posto avançado também servirá para fortalecer os plantões de fim de semana, principalmente no período de 10 a 30 de julho. “Ao contrário da nossa região, é nesta época do ano que ocorrem as férias escolares em boa parte dos estados do sul e sudeste do Brasil, o que costuma aumentar o fluxo de turistas em Ilhéus”, afirma. Neste período, haverá salva-vidas nas praias todos os dias, sempre das 9 às 17h.
Área de atuação - O Corpo de Salva-Vidas do Município atua na faixa litorânea localizada entre a Praia de Mamoan, na zona norte, e Águas de Olivença, na orla sul da cidade. Ao todo, o órgão da Prefeitura de Ilhéus conta com o trabalho de 76 salva-vidas. Entre os diversos equipamentos utilizados pelos servidores nas praias locais, destacam-se, entre outros, apitos, nadadeiras, pranchões, boias e bandeiras de sinalização.
Mesmo no inverno, quando o movimento nas praias é consideravelmente menor, Alexandre Mendonça enfatiza a importância de algumas dicas de prevenção. Segundo ele, na medida do possível, é importante que ilheenses e visitantes nadem sempre perto de um guarda-vidas, que procurem saber das equipes quais são os melhores locais para o banho e que jamais superestimem suas capacidades de nadar, uma vez que estudos comprovaram que quase 47% das pessoas que morreram afogadas achavam que nadavam bem. “Além disso, também é relevante ter sempre atenção máxima com crianças, nadar longe de piers, pedras e estacas, evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de mar e, por fim, obedecer as sinalizações de perigo e de advertência”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário