quinta-feira, 19 de maio de 2016

UESC a expõe no Museu do Cacau "Ilhéus ao longo dos séculos"

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Centro de Documentação (Cedoc) e Museu do Cacau, promovem a exposição “Ilhéus ao longo dos séculos”. A exposição faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, mas vai prosseguir aberta a visitação do público durante todo o mês de junho.
Escolas e outras instituições interessadas em realizar visita monitorada devem entrar em contato através do telefone (73) 36337135, do Museu do Cacau, do cacau situado na Rua Eustáquio Bastos, no centro histórico de Ilhéus.
De acordo com os professores Marcelo Henrique Dias e Walter Fagundes Morales do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH/UESC), “a exposição apresenta um pequeno panorama de séculos de ocupação humana no território da antiga vila de Ilhéus. No horizonte de ocupação pré-colonial, povos caçadores-coletores-pescadores e agricultores de tradição Aratu e Tupi antecederam europeus e africanos no sul da Bahia”.
“A vila de São Jorge, sede da capitania de Ilhéus, foi implantada no século XVI, seguindo orientação urbanística característica de cidades de origem portuguesa. Entre os séculos XIX e XX, a expansão da lavoura do cacau de nova dinâmica econômica, demográfica e cultural a Ilhéus, tornando-a o núcleo originário da região cacaueira do sul da Bahia. Através de artefatos arqueológicos, mapas antigos, gravuras, fotos, peças de mobiliários e obras de arte se percorrerá séculos e presença humana, expressando as sociedades que deixaram suas marcas na cultura material, na cultura imaterial e nas paisagens de Ilhéus e seu entorno,” explicam os professores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário