segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pesquisadora da UESC fala sobre migrações e literatura em evento regional e internacional



A autora, que tem livros na área publicados pela Editus, integrou à mesa temática A literatura redescobre o Islão, ao lado de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
A professora Maria Luiza Santos, da Universidade Estadual de Santa Cruz, estudiosa do tema migrações, tem se comprometido para que suas produções cheguem até o público leitor. Recentemente participou do Congresso Internacional Cultura e literatura em diálogo: identidades em movimento, nas cidades de Perugia e Assis, na Itália.
A autora, que tem livros na área publicados pela Editus – Editora da UESC -, integrou a mesa temática A literatura redescobre o Islão, ao lado de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Na ocasião, ela apresentou o artigo Migrações no sul da Bahia: as interações e as culturas presentes na literatura, onde enfatizou os fluxos migratórios no espaço regional, nacional e internacional.
Na opinião da pesquisadora, “o evento foi bastante significativo para os escritores que trabalham com o assunto. O debate sobre autores clássicos brasileiros, portugueses e italianos sobre os sentimentos de seus personagens quando se deslocam e quando suas identidades entram em questão abre espaço para inúmeras discussões”.
Formação de leitores
Por entender que a promoção da leitura deve se estender para a sala de aula, a autora integrou, também no mês de maio, o projeto "O mundo além das palavras”, do colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI). Em um bate-papo alegre e entusiasmado, a Profa Maria Luiza apresentou aos estudantes o livro infantojuvenil Tonico descobre que é de todo lugar (Editus, 2014).
A publicação foi adotada pela instituição como livro paradidático, objetivando o estímulo à leitura, a possibilidade de vivências orais e escritas das diversas formas e a compreensão do tema da migração por meio de um material com linguagem acessível.
A Profa Maria Luiza Santos publicou pela Editus os livros O quibe no tabuleiro da baiana, Fluxos contemporâneos, e os livros infantojuvenis Tonico descobre que é de todo lugar e As viagens de Carola migrista: migrante ou turista, sendo o último a sua mais nova produção.












Nenhum comentário:

Postar um comentário