segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ilhéus abre a 14ª Semana Nacional de Museus nesta segunda-feira


Evento reúne palestras, minicursos, visitação a locais de memória e lembra o dia nacional dedicado a esse tipo de espaço, comemorado em 18 de maio

Com o tema “Museus e Paisagens Culturais”, foi aberta nesta segunda-feira, 16, a 14ª edição da Semana Nacional de Museus, no auditório Cid Gesteira, térreo da Faculdade Madre Thaís (FMT). O evento, em Ilhéus, é promovido pela Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a programa inclui palestras e minicursos.Logo após a mesa de abertura, na manhã de hoje, a programação conta com a palestra “Museu da Piedade: O Legado de Madre Thaís”, proferida pela professora Anarleide Menezes, gestora do Museu da Piedade. Às 10h15min, será a vez de aula sobre "Museus e Paisagens Culturais”, ministrada pela Doutora Janaina Zito Losada, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Já pela tarde, a partir das 14h, será realizado o minicurso “Patrimônio e Paisagens Culturais”, com o Paulo Sergio Bonfim, Mestre em Cultura e Turismo. Lodo depois, às 16h30min, a palestra será sobre a “Chancela da Paisagem Cultural Brasileira”– Iphan, ministrada pelo advogado Felipe Carvalho Martinez, especialista em Direito do Trabalho pela UFBA. Fechando a programação, a partir das 19h, haverá aula sobre Direitos Culturais, com o doutor Ruy Póvoas, da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC). Todas as iniciativas acontecem no auditório da Faculdade, localizada na Avenida Itabuna.
Evento - A Semana Nacional de Museus proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e, atualmente, é o maior em âmbito mundial que comemora essa data, sendo também um dos eventos responsáveis pelo aumento de visitação nas instituições.
Para a presidente da Rede de Museus, Maria Helena Tavares, é uma oportunidade de chamar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema proposto, que este ano reforça o papel sociocultural das instituições museais, que ao mostrarem seus contextos externos, expõem a necessidade da valorização das culturas e diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais. Espaços que abrigam pessoas com diferentes heranças culturais e que trazem influências múltiplas em termos de arquitetura, culinária, costumes, vestimentas, falares, artes e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário