terça-feira, 17 de maio de 2016

Comunidade de Olivença, em Ilhéus, encerrou a Festa do Divino Espírito Santo

Vice-prefeito Carlos Machado acompanhou o último dia de festejo, dia 15
A comunidade católica de Olivença, na zona sul de Ilhéus, comemorou no dia 15, o encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Escada. No último dia de homenagens, foi realizada alvorada, seguida de procissão pelas ruas do bairro e missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, que foi acompanhada pelo vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), pelo secretário de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, vereador Jamil Ocké, pelo administrador de Olivença, Rogério Dias, o coordenador de Ação Regional, Nilton Montargil, entre outras lideranças populares.
A Festa do Divino Espírito Santo é considerada um evento tradicional da comunidade de Olivença, localidade de destaque no município pelo seu caráter histórico e pelo fato de ser um ponto de atração turística. O nome litúrgico da festa do Divino Espírito Santo é "Festa de Pentecostes", palavra grega que significa “cinquenta dias”.
No tempo de Jesus, a comunidade judaica celebrava em agradecimento pelas colheitas, 50 dias após a Páscoa, da qual participavam judeus de todas as partes do mundo. Nesse dia, Jesus enviou sobre os Apóstolos o Espírito Santo, como relatam os escritos bíblicos, que logo após começaram a pregar os seus ensinamentos.
Com os símbolos do Divino Espírito Santo, representados pela bandeira, a pomba, o fogo e a água, fieis caminharam pelas ruas de Olivença numa demonstração de fé capaz de reunir diferentes vertentes religiosas, como observou o vice-prefeito Cacá. “Temos uma festa bonita, de fé, comunhão com o Espírito Santo, mantendo a tradição e fortalecendo o patrimônio cultural e religioso de nossa Ilhéus”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário