quarta-feira, 27 de abril de 2016

Passeio noturno pela Mata Atlântica marca dia mundial da conservação de anfíbios


Evento é aberto ao público e visa conscientizar as pessoas sobre a preservação desses animais
O Instituto Boitatá de Etnobiologia e Conservação da Fauna promove, no próximo domingo (1º), em Ilhéus, um passeio noturno aberto ao público para pesquisa e observação de anfíbios. O evento marca a celebração do dia mundial “Salvem os Sapos”, criado pela fundação norte-americana Save the Frogs e comemorado originalmente em todo último sábado do mês de abril.

O dia “Salvem os Sapos” é o maior movimento do mundo de educação sobre anfíbios e ações de conservação. De acordo com o professor doutor Mirco Solé, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), poucas pessoas sabem, mas sapos, rãs e pererecas estão desaparecendo da Terra. “Em um mundo com menos anfíbios, teremos cada dia mais insetos, como baratas e mosquitos. São eles que mantêm as populações de insetos sob controle. Um sapo cururu, por exemplo, é capaz de ingerir centenas de formigas e cupins em uma só noite”, explica o professor, ressaltando a importância de ações de conscientização como essa.
Solé esclarece ainda que a principal causa da diminuição das populações de anfíbios ainda é a perda de habitat. “Na nossa região, há principalmente o desmatamento das florestas e cabrucas. Porém, as mudanças climáticas afetam mais drasticamente esses animais. Nós humanos podemos ligar o ar condicionado, os anfíbios, sobretudo os girinos, que vivem em poças, nem conseguem fugir do calor”.
Caminhada - O passeio noturno guiado pelo biólogo e mestre em ecologia Renan Costa, do Instituto Boitatá, terá concentração e ponto de partida às 18h, na Rua 4 Mata Atlântica, Rodovia Ilhéus-Olivença, km 13, setor Parque de Olivença. “Primeiro, vamos discutir temas relacionados à diversidade e conservação de anfíbios, especialmente na Mata Atlântica, que é considerada um hotspot de biodiversidade. Em seguida, teremos uma caminhada educativa, onde iremos visitar lagos e riachos, habitats utilizados por muitas espécies durante os eventos de reprodução”, revela Renan.
Para participar do passeio “Salvem os Sapos”, basta enviar um email com nome e telefone para: renan.nunes.costa@gmail.com.
Serviço
Passeio noturno dia mundial “Salvem os Sapos”
Quando: 01/05/2016 (domingo), às 18h
Onde: na Rua 4 Mata Atlântica, Rodovia Ilhéus-Olivença, km 13, setor Parque de Olivença. Ilhéus-Bahia.
Mais informações: renan.nunes.costa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário