segunda-feira, 25 de abril de 2016

Hidroterapia ajuda no desenvolvimento de alunos da Apae de Ilhéus



As aulas de hidroterapia realizadas pela Apae de Ilhéus na AABB auxiliam no desenvolvimento de 44 alunos apaeanos inseridos nos programas da Educação Infantil (EI), Ciclo de Escolarização Inicial (CEI), Programa Pedagógico Específico (PPE) e Estimulação Essencial (EE). Por meio do acompanhamento de equipe multidisciplinar, essa atividade é realizada às terças-feiras, das 8h às 10h, e visa desenvolver e aperfeiçoar as habilidades motoras dos alunos.
Profissionais como o professor de educação física, Alisson Siqueira, a fisioterapeuta Larissa Halla, a coordenadora pedagógica dos programas, Silvana Ramos e os professores, integram a equipe multidisciplinar para conduzir os alunos a interação com o meio líquido. Esse trabalho é possível em razão da parceria que a AABB ampliou com a Apae de Ilhéus.
Com a primeira aula realizada no último dia 19, a atividade na hidroterapia é realizada em dois momentos, o primeiro com um aquecimento corporal por meio de alongamento e caminhada, e o segundo momento na piscina. Recursos pedagógicos como brinquedos, bexigas com água, espaguetes e bolinha são utilizados para dinamizar e favorecer a interação no meio líquido, assim como a presença dos pais também auxilia na confiança do filho na adaptação à piscina. Segundo a coordenadora dos programas EI, CEI, PPE e EE, Silvana Ramos, “Só o fato do aluno sair da escola e ir para outro ambiente como a AABB, já amplia a rotina desse aluno e é bastante favorável para o desenvolvimento dele. É um ambiente novo, diferenciado do ambiente da escola, com árvores, área verde e parquinho”, destacou a coordenadora.
“Vamos ajudar no desenvolvimento de habilidades como a expressividade motriz, facilitando o conhecimento e o domínio progressivo do corpo; reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição, orientação e força. Para os alunos que já tem esse domínio, vamos aperfeiçoar”, explicou o professor de Educação Física, Alisson Siqueira. Ele destaca a realização do trabalho em grupo, o que torna a terapia agradável, principalmente para as crianças, as quais muitas vezes são impossibilitadas de realizar determinadas atividades em outro meio, senão o aquático.
A coordenadora Silvana vê um trabalho muito bom em que já é possível notar os benefícios, por exemplo, ao presenciar alunos que entraram pela primeira vez na piscina com medo, e depois verificar sua evolução quando passam a gostar da atividade. “O meio líquido é bastante favorável para o desenvolvimento motor do aluno, sobretudo os alunos que tem comprometimentos como paralisia cerebral e outros comprometimentos motores, como os que tem mobilidade comprometida. O meio líquido vai possibilitar uma melhora na postura, no relaxamento muscular, e a ampliação do movimento dos membros superiores e inferiores”, informou a coordenadora, ao também informar sobre o desenvolvimento da linguagem do aluno, a estimulação da interação social e a emoção.
A hidroterapia exerce o importante papel de levar o aluno a explorar sua expressividade motriz, facilitando o conhecimento e o domínio progressivo do corpo, a formação de uma imagem corporal integrada e rica através das sensações e percepções vivenciadas. A estimulação dos movimentos na piscina tende a cessar os desequilíbrios executados, fazendo permanecer os movimentos controlados e coordenados, além de o contato com a água facilitar o alívio de dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário