quinta-feira, 14 de abril de 2016

Autoconhecimento: Ilhéus recebe a VII Jornada do Herói

No final de semana dos dias 30 de abril e 1º de maio, Ilhéus receberá um curso vivencial da Psicologia Junguiana, a “Jornada do Herói”. A vivência já participou de um Congresso no Havaí e na Escócia, e será recebida em Ilhéus pela sétima vez, na fazenda Santa Cruz, Vilarejo São João, da estrada Ilhéus-Aritaguá.
Com a coordenação da renomada Psicóloga Clínica especializada em Psicoterapia Analítica Junguiana, Psicoterapia Sistêmica e Terapia Comunitária, Adelia Hill de Souza, com quarenta anos de experiência, a Jornada do Herói se fundamenta nessas teorias e se destina ao autoconhecimento.
“Esta jornada é uma forma de amadurecer o autoconhecimento da pessoa”, explica uma das colaboradoras do trabalho, a Psicopedagoga Telma Helena Ramos. “Não tem como uma pessoa participar de uma experiência dessa e não ser tocada de alguma forma, é uma experiência incrível para encontrar-se e conhecer-se”, destaca outra colaboradora, a Psicóloga e Psicopedagoga, Edna Lucia Queiroz.
Despertar a capacidade heróica de recriar a vida em cada momento e vivê-la com integridade, aumentar a autoconfiança para que os limites do conhecido sejam transpostos, viver com simplicidade e alegria, são alguns dos objetivos da jornada, que acontecerá no sábado (30/04) e domingo (1º/05), das 8h às 17h. Atividades complementares como histórias e danças circulares, nortearão a programação do final de semana.
Segundo a Psicopedagoga Telma Ramos, a dança circular reúne conteúdos simbólicos milenares que existem em várias civilizações, como a Celta, a Hebraica e Grega, favorecendo a integração dos conteúdos teóricos da jornada.
Todos os interessados nessa jornada do autoconhecimento, maiores de 18 anos, podem se inscrever e adquirir informações pelos telefones (73) 3634-3629, 99136-7013, 98804-7464 ou 99983-5666, e falar com Edna Lúcia ou Telma Helena. Investimento de R$ 251,00 com alimentação, vivência e hospedagem.
Conheça mais - Carl Gustav Jung, Psiquiatra e Psicoterapeuta, criou a Teoria Analítica. Um dos conceitos junguianos, o Self, é entendido como a centelha divina, o Si mesmo, o Deus que está em cada indivíduo. O propósito é a Unidade com esse Self, o Religare.
Jung dedicou seus estudos sobre o Inconsciente Coletivo, uma dimensão da psique onde todos estamos interligados, isto é: nossos Selfs se comunicam. Essa realidade hoje é comprovada segundo Telma Ramos, pela física quântica. Por isso, a importância do ser humano entrar em contato consigo mesmo e desenvolver as várias etapas do processo de Individuação, principal conceito da teoria Junguiana, cujo significado é: ser verdadeiro, inteiro, pois, é nessa condição que chamamos a Sincronicidade.
A Sincronicidade é um outro conceito junguiano que em simples palavras pode ser entendido como coincidências significativas em que uma pessoa ao desejar verdadeiramente algo em seu pensamento, esse algo se materializa como um milagre.
A individuação é o principal conceito da Teoria Junguiana, conduz o Homem para sua inteireza, e para um caminho de Felicidade genuíno. É nisso em que a Jornada do Herói se baseia.
“Quem olha para fora, sonha, Quem olha para dentro, desperta” - Jung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário