segunda-feira, 11 de abril de 2016

Árbitros da UESC atuaram na etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon, em João Pessoa

Árbitros, professores do curso de Educação Física e alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC), atuaram neste final de semana na etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, realizado na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa(PB). A modalidade (1500m de natação/40 km de ciclismo/10 km de corrida), será disputada nas Olimpíadas do Rio 2016.
Alberto Barreto Kruschewsky, professor do curso de Educação Física da UESC e árbitro convocado para a Olimpíada e Paralimpíada, nos meses de agosto e setembro, no Rio de Janeiro, foi escalado pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), para atuar como delegado técnico da prova de João Pessoa. A UESC disponibilizou um ônibus para a viajem dos alunos certificados como árbitros e, com o apoio da CBTri, vinte deles tiveram atuação na Comissão de arbitragem da prova. 
Roberto Menescal, facilitador da União Internacional de Triathlon – ITU/CBTri, destacou a importância da parceria e da participação de uma universidade nesse processo. Segundo ele "é importante que todos os cursos da UESC possam se envolver nessa formação, pois a função de árbitro não é exclusiva dos que estão na área da Educação Física, mas aberta a todos apaixonados pelo esporte."
Na opinião do professor Alberto Kruschewsky, um Projeto de Extensão em análise na UESC pode ser o instrumento para ampliar esta vivência. "Temos a parceria e interesse da Universidade, CBTri e filiadas, e da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (AstriSul).
Segundo Kruschewsky "graças a essa parceria Ilhéus tem se tornado a cidade com o maior contingente de árbitros de Triathlon do Brasil. A certificação desses técnicos se deu em 2012, quando Roberto Menescau, árbitro olímpico, esteve em Ilhéus. Foi o primeiro curso realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz. Desde então, mais de 80 árbitros foram certificados pelos cursos ITU/CBTri e destes, quatro, "nível 2 Internacional" - Alberto Kruschesky, Cláudio Damião, Daniel Mazutti, e Débora Arantes, estão convocados para a Olimpíada e paralimpíada do Rio de Janeiro," conclui o professor Alberto Kruschewsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário