sexta-feira, 18 de março de 2016

Mais de 80 mil turistas visitaram Ilhéus na temporada 2015/2016 de cruzeiros



Belezas naturais, riqueza religiosa e cenários das obras de Jorge Amado são os principais atrativos para os turistas
Desde novembro de 2015 até esta quinta-feira, 17, o Porto Internacional de Ilhéus recebeu 27 navios transatlânticos que trouxeram à cidade cerca de 80 mil visitantes na temporada 2015/2016. O Hanseatic, último da série, atracou no porto local pela primeira vez hoje. Vindos de diferentes partes do Brasil e do mundo, os cruzeiros possibilitaram movimentação econômica e a consolidação de Ilhéus como destino turístico na Bahia.
De acordo com o secretário municipal de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, a temporada de transatlânticos é uma importante roda da engrenagem da economia voltada ao setor turístico de Ilhéus. “Quem chega à cidade se alimenta, compra produtos artesanais, chocolates, roupas, visita cabanas de praias, fazendas de cacau, o que significa um impulso a esse ramo econômico”.
Nesta temporada, o maior navio a trazer turistas a Ilhéus foi o MSC Splendida. A cada viagem – sete ao total – o gigante dos mares trouxe cerca de 4200 passageiros, sem contabilizar os tripulantes. Logo que desembarcam dos navios, os visitantes têm à disposição um receptivo, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur). Na programação, música regional – de samba a afro, apresentações de dança e distribuição de informações sobre pontos turísticos e endereços da cidade.
Os cenários das obras de Jorge Amado, como o bar Vesúvio e o Bataclan, são pontos requisitados pelos visitantes. As praias, de águas mornas e areia fina, além das igrejas, como a Catedral de São Sebastião e o templo de São Jorge, e a Casa de Jorge Amado, são passagens quase obrigatórias durante a estadia em Ilhéus.
Opiniões 
A australiana Dane Olsen contou que a temperatura da cidade se parece bastante com a da Austrália, mas o “mar daqui é muito mais belo”. Também elogiou o centro da cidade que, segundo ela, “é lindo, amei todas as cores. Estou amando o centro da cidade, é lindo”.
Por conta do sol sempre forte, muitos dos turistas aproveitam para conhecer as belezas naturais, como foi o caso da advogada paulista Ângela Cristina Porto, que esteve aqui em dezembro do ano passado. Vinda do município de Peruíbe, ela disse que “é a segunda vez que visito Ilhéus. O navio sempre para por aqui e a cidade é muito agradável. O que chama a atenção são os pontos históricos. A cultura é muito rica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário