quinta-feira, 31 de março de 2016

Ilhéus prepara campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza H1N1

A aplicação da vacina ocorre de 30 de abril a 20 de maio deste ano. Estarão envolvidos cerca de 200 profissionais que vão atuar em 20 salas de vacina, com reforço de duas equipes volantes.
Com o objetivo de alcançar a meta que é imunizar no mínimo 80% da população de cada grupo prioritário, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), dá início à campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza H1N1. De acordo com o secretário Antônio Ocké, nesta ação vão ser envolvidos cerca de 200 profissionais para atuar em 20 salas de vacina, com reforço de duas equipes volantes. A imunização ocorre de 30 de abril (dia de mobilização) a 20 de maio deste ano.
Integram o grupo prioritário idosos, crianças, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas e profissionais de saúde devem ser vacinadas. O coordenador de Vigilância à Saúde da Prefeitura de Ilhéus, Antônio Firmo, informou que participou de reunião com gestores do Núcleo Regional de Saúde, no sentido de repassar as vacinas para operacionalizar as campanhas de vacinação. “Inclusive, já encaminhamos ofícios à coordenação estadual de Vigilância à Saúde, mostrando as necessidades para desenvolver os trabalhos nas zonas urbana e rural do município”.
AlertaAntônio Firmo lembrou para o aumento de casos de gripe ocasionados pelo vírus influenza A H1N1. “O período sazonal para a transmissão do vírus ocorre em meados de maio. No entanto, observa-se esse aumento em fevereiro deste ano. Alertamos para a necessidade de alguns cuidados específicos para prevenção e controle da síndrome respiratória aguda grave causada por influenza”.
O Ministério da Saúde alerta que os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dores de cabeça e garganta, moleza, tosse seca, diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.
Firmo ressaltou ainda que a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus está tomando diversas providências. Investigar todos os casos de síndrome respiratória aguda grave em até 48 horas para administrar a quimioprofilaxia, quando necessário, aos contatos elegíveis, de acordo com o protocolo. “Para isso, a população deve tomar medidas de prevenção para qualquer gripe e a provocada pelo vírus influenza A H1N1”.
Prevenção – Dentre os cuidados é preciso lavar as mãos várias vezes ao dia; evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável; frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
Além disso, as pessoas não devem compartilhar objetos de uso pessoal, a exemplo de talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; não sair de casa em período de transmissão da doença; manter distancia de aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário