segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Professor da Faculdade Madre Thaís participa da jornada pedagógica da Apae

Ele vai falar sobre Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais. O Prodevi é desenvolvido na FMT para atender, gratuitamente ao público infantil.
A palestra sobre “A Inclusão da Deficiência Visual”, com o professor do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT), Renato Barreto, Especialista em Reabilitação Neurológica e mestrando em processo de envelhecimento, será o principal tema da Jornada Pedagógica da Escola Flor do Cacau, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Ilhéus. O tema será apresentado aos professores da entidade a partir das 9 horas desta terça-feira(16), e num segundo momento serão realizadas oficinas com os alunos da Escola.
O professor é o coordenador do Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais (Prodevi), desenvolvido na FMT, para atender ao público infantil, que apresenta algum tipo de deficiência visual. Para o fisioterapeuta Renato Barreto, “os problemas da visão como ambliopia (olho preguiçoso), visão subnormal, cegueira, insuficiência de convergência, além de crianças na primeira infância que apresentam desalinhamento dos eixos oculares, paralisias transitórias oculomotoras e pacientes que tenham queixas relacionadas com a leitura, uso de computadores e celulares com ou sem refração já podem se beneficiar com a Fisioterapia Ocular.”
Ele explica que “essa área da fisioterapia, ainda pouco conhecida pela população e até mesmo pelos profissionais, basicamente trabalha a musculatura ocular, propriocepção e o controle postural, a fim de promover qualidade de vida e independência ao indivíduo, seja ele adulto ou criança. É importante lembrar que a responsabilidade de capacitá-lo para as atividades de vida diárias está também nas mãos do fisioterapeuta, e isso inclui também a promoção da autonomia para o trabalho que é consideradoo "passaporte" para a inclusão dos indivíduos na sociedade, à qual é preciso se adequar para ser aceito.” 
“O Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais da FMT neste ano de 2016 está ampliando suas atividades para atender ao público infantil, que apresenta algum tipo de deficiência visual. Recentemente, professores e estudantes do Curso de Fisioterapia da FMT e em parceria com o Núcleo de Atendimento Especializado da SMS, cadastraram 13 crianças com este perfil e está convidando a população Ilheense e da região (adultos e crianças) para comparecer ao Ginásio de Fisioterapia da Instituição, para triagem, de modo a se beneficiar com as ações do PRODEVI. O Programa funciona todas as terças-feiras, das 14:00 às 18:00 horas,” lembra o professor Renato Barreto.
Apae
A Jornada Pedagógica da Escola Flor do Cacau, Apae de Ilhéus, com o tema “Educação Inclusiva se faz no compromisso de todos”, reunindo diversos educadores e profissionais ligados à área social e de educação. Palestras, oficina e reflexões temáticas numa programação com temas interessantes fazem a semana. Interessados podem participar do evento com a doação de um pacote de folha de ofício A4.
De acordo com a diretora pedagógica da Escola Flor do Cacau, Vitória Penalva, há uma busca para ressignificar o papel do educador e dos profissionais no ambiente inclusivo, por meio de um novo olhar e cuidado voltado para o projeto educativo da instituição, na busca de uma releitura e novos métodos de ensinar e aprender na educação inclusiva, a fim de que haja um indicador de qualidade do serviço prestado pela Apae de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário