segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Curso em Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Madre Thaís é único da região

O curso de nível superior é focado nos aspectos práticos da profissão proporcionado uma inserção rápida no mercado de trabalho
A Faculdade Madre Thaís (FMT), é a única instituição de ensino superior da região a oferecer o curso tecnólogo em Gestão em Recursos Humanos. O objetivo, segundo a coordenadora, professora Elba Karla, é a formação de profissionais para atuarem no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de pessoal.
O curso oferece sólida formação em recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas administrativas de pessoal,benefícios, gestão de carreira e sistemas de informações de recursos humanos, bem como, na elaboração de planejamento estratégico de recursos humanos, programas de qualidade de vida e avaliação de clima organizacional.
Gestão em Recursos Humanos visa ainda, desenvolver competências comportamentais nos níveis individuais (motivação e entusiasmo), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologia), necessárias ao exercício pleno da função profissional. Com a duração de dois anos e meio, os alunos serão certificados no primeiro ano como assistente de RH. No terceiro semestre de curso já poderão atuar como analista de RH e no quarto semestre como Consultor em RH. No final do curso o concluinte recebe o título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.
A professora Elba Karla explica que "o curso é nível superior e focado nos aspectos práticos da profissão, com isso proporcionam uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Ascensão e redirecionamento do profissional. Cabe lembrar que em toda organização não gerenciamos papéis, coisas...mas sim pessoas. Daí a grande importância de ter profissionais qualificados para atingir os resultados da empresa. E o grande diferencial competitivo das organizações está em atrair e manter seus talentos, desta forma o perfil deste tecnólogo em RH atende a uma demanda crescente no mercado de trabalho atual e da nossa região." sentencia a coordenadora do curso.
O RH
O RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. Ou seja, fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa.
Por isso, em cada empresa o RH é responsável por uma série de atividades e processos, que, se for resumir em uma frase, todos eles procuram fazer com que as pessoas alcancem as metas e objetivos propostos através de um tipo de comportamento, atitudes ou cultura.
Sendo assim, o RH cuida dos processos que selecionam as pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas e remuneram as pessoas. O RH também é responsável, junto com a direção da empresa, por definir em uma empresa sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos.
Além desses, o RH auxilia em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas: estrutura organizacional, promoção, desligamento, pagamento de salários, comunicação interna, feedback, liderança, reestruturações, gestão de processos e metas, gestão de projetos, etc. Para exercer toda essa gama de atividades, o RH deve possuir pessoas qualificadas que conheçam do setor e dos processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário