terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ordem Demolay completa 30 anos na Bahia e relembra primeiro núcleo instalado em Itabuna



A Ordem DeMolay considerada atualmente a maior organização juvenil do mundo, completou 30 anos ininterruptos de instalação do núcleo na Bahia. O primeiro núcleo estadual da ordem ocorreu em Itabuna, patrocinado pela Loja Maçônica Areópago Itabunense. Nestas três décadas, a ação da ordem foi multiplicada por exatos 60 núcleos espalhados por 49 cidades do Estado, reunindo mais de 40 mil jovens do sexo masculino, entre 12 a 20 anos. “São jovens que dão sua parcela de contribuição às comunidades na condição de renomados profissionais bem sucedidos em diversas atividades”, define José Humberto Martins, orador dos festejos.


Um público estimado de 370 pessoas, com presenças de autoridades da sociedade civil organizada e de representantes de entidades juvenis, participou da Cerimônia Pública. A demonstração do respeito que os jovens nutrem pela liberdade "religiosa" foi destacada com a abertura do Livro Sagrado seguido da leitura de uma oração; com a liberdade "civil" ao apresentar o Pavilhão Nacional e entoado respectivamente os Hinos à Bandeira e o Hino Nacional; além da liberdade "intelectual", quando foram colocados os Livros Escolares, simbolizando a luta pela manutenção das escolas públicas. Em seguida, foi realizada a Cerimônia das Luzes que enfatizou a importância das sete virtudes cardeais do DeMolay que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida: Amor Filial - Reverência pelas Coisas Sagradas – Cortesia – Companheirismo – Fidelidade – Pureza – Patriotismo.

Os jovens também renovaram o juramento de lutar por uma cidade melhor baseado na premissa de que, "para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade". Na ordem do cerimonial, usou da palavra o orador oficial José Humberto Ramos Martins, maçom considerado o mentor intelectual da implantação da Ordem DeMolay no Estado, o qual fez uma retrospectiva da história do Capítulo Itabuna, desde a fundação até os dias atuais, encerrando sua mensagem com a citação de uma frase do maçom Jorge Neme, que “a Maçonaria investiu na Juventude sem medo de ser feliz”.
A solenidade também prestou homenagens aos fundadores do Capítulo Itabuna (maçons que fizeram parte do primeiro Conselho Consultivo, e os DeMolay que constituíram a primeira turma de iniciados), com uma placa de Honra ao Mérito, alguns, em vida, outros, in memoriam, que foram representados por seus respectivos parentes. Também foram homenageados todos os Past Mestre Conselheiro (presidente em outras entidades), os quais receberam a maior e mais significativa homenagem do Capítulo Itabuna – a Comenda Manoel Sá Botelho – que, de igual modo, foi outorgada ao seu precursor José Humberto Ramos Martins e a Avinor Quadros Lima, atual presidente do Conselho Consultivo.
A mesma comenda será outorgada em outra ocasião, porque ausentes por motivos particulares, aos maçons Florentino Souza Filho e Jorge Wehbe Neme, porque reconhecidos pelos jovens como aqueles, entre outros, que prestaram relevantes serviços ao Capítulo Itabuna. Uma homenagem especial foi prestada ao jornalista Manoel Leal de Oliveira, in memoriam, como representante da sociedade civil, numa placa onde está gravada junto com o símbolo do Aniversário de 30 anos do Capítulo Itabuna e entregue ao filho Marcel Leal, pelo apoio incondicional que deu ao Capítulo Itabuna, principalmente nas viagens empreendidas pelos jovens para instalação de vários núcleos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário