segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Paratriathlon e Triathlon colocam Ilhéus no calendário de grandes competições esportivas



Eventos foram realizados neste sábado, 7, reuniram mais de 200 atletas e paratletas, que elogiaram o percurso, a segurança e a receptividade da população confirmaram presença na etapa do ano que vem
Antes de chegar à capital baiana para a grande final, o circuito estadual de trialhon teve sua penúltima etapa realizada em Ilhéus, neste sábado, 7, onde também ocorreu a grande final do Campeonato Brasileiro de Paratriatlhon. Os eventos colocaram a cidade no calendário do esporte e deixaram alguns competidores mais próximos de integrar a seleção nacional na disputa das Paraolimpíadas, no Rio de Janeiro, em 2016.

Em um circuito que abrangeu a Baía do Pontal, na altura da Praia do Cristo, e toda a extensão das avenidas Soares Lopes e Dois de Julho, na região central, cerca de duzentos competidores, entre atletas e paratletas, disputaram em competições que exigiram natação, ciclismo e corrida.
O prefeito em exercício do município, Carlos Machado (Cacá), os secretários de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, de Saúde, Antonio Ocké, de Indústria, Roberto Garcia, de Infraestrutura, Isaac Albagli, de Comunicação Social, Valério de Magalhães, de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, acompanharam toda a realização. Para Cacá, esses eventos colocam Ilhéus no calendário de grandes competições esportivas e, “a partir de agora, buscaremos atrair outras iniciativas desse caráter”. Por sua vez, o titular da Setur lembrou que além dos atletas, vêm familiares, equipes, “o que movimenta o turismo e o comércio de nossa cidade”.
Sob um sol de 30º e sensação térmica de mais de 40º, a primeira largada foi dada por volta das 11h, com os atletas do duathlon, que consiste na natação e ciclismo, seguidos pelo triathlon e paratriathlon. Entre competidores e organizadores, a avaliação das provas e do circuito foi positiva. Segurança, organização, preparação da equipe técnica e o ingrediente especial dos ilheenses, a hospitalidade.
Para o paratleta Carlos Rafael Fonseca Viana, que veio da cidade de São Carlos, São Paulo, o circuito estava “muito bem sinalizado e o asfalto em perfeitas condições, o que nos ajudou muito na passagem das bicicletas e na corrida, claro”. Viana foi o campeão geral da etapa do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon realizada em Ilhéus, com melhor tempo.
Resultados – No paratriathlon, que também é dividido por categorias de acordo com a deficiência de cada competidor, se sagrou, na classificação geral, o paulista Carlos Rafael Fonseca Viana. Entre as mulheres, a vencedora do quadro geral foi a catarinense Tamiris Hintz.
A disputa do triathlon é subdividida em categorias que agrupam atletas de acordo com sexo e idade, variando de 16 a mais de 60 anos. Entre os homens, foram premiados os cinco com menores tempos de prova, para efeito de ranqueamento. Assim, no masculino, a classificação foi a seguinte: Bruno Vieira levou o lugar mais alto do pódio, seguido de Gabriel Klein, Thor Nogueril, Filipe Quirino e Fred Lima. No feminino compuseram o pódio Beatriz Aguiar, soteropolitana de apenas 17 anos, no topo, seguida por Adriana Coelho, Jéssica Lasogga, Maria Carvalho e Nádia François Ferreira.
Acompanhada da mãe, que treina junto com ela, Beatriz Aguiar disse estar feliz em competir em Ilhéus, onde visita pela primeira vez. Para a atleta, que já compete há algum tempo, “é gratificante vir à outra cidade, vencer e receber o reconhecimento dos competidores e o calor do ilheense”.
2016 – Um dos organizadores dos eventos, Hilton Lopes afirmou que já há previsão de retorno das etapas do triathlon baiano e do paratriathlon brasileiro a Ilhéus no próximo ano. Segundo ele, o esforço que a Prefeitura demonstrou, “desde nos receber em inúmeras reuniões, a cumprir com o cronograma de asfaltamento, de segurança, de organização do trânsito, dos salva-vidas, isso demonstra que não só podemos, como devemos manter essa etapa no calendário”.
O Campeonato Baiano de Triathlon e o Brasileiro de Paratriathlon são realizados pela Circuito Multisports e Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul), com total apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Turismo e Esporte (Setur), Saúde (Sesau), Comunicação Social (Secom), Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Indústria e Comércio, Desenvolvimento Social e Gabinete do Prefeito, além dos Bombeiros, Salva-Vidas, Polícia Militar, da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e Federação Baiana de Triathlon (Febatri).

Nenhum comentário:

Postar um comentário