quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Exibição de documentário em Ilhéus marca centenário do escritor Adonias Filho

 Documento intitulado “Adonias Filho: memória e ficção” foi produzido por ex-alunos de Comunicação Social da Uesc e conta história inspirada nos contos do autor
A Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, em homenagem ao centenário de Adonias Filho, comemorado no próximo dia 27, exibirá gratuitamente o filme “Adonias Filho: memória e ficção”, no auditório da Biblioteca Municipal que leva o nome do escritor, localizada na Praça Castro Alves, no centro da cidade, na quarta-feira, 25, às 15h. A obra resgata a memória e a ficção do autor através das vozes daqueles que com ele conviveram e que mergulharam em sua literatura.
Nascido em Itajuípe, antes Pirangi, antigo distrito de Ilhéus, o escritor Adonias Filho (1915-1990) fez parte da terceira fase do Modernismo. Foi também jornalista, ensaísta, romancista e crítico literário. Suas obras são inspiradas na região cacaueira do sul da Bahia. Foi eleito para a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras.
Após a exibição do documentário, haverá um bate papo com dois dos realizadores do filme, a diretora Simone Santos e o produtor Joelson Batista Júnior, graduados em Comunicação Social pela UESC, que falarão sobre o processo criativo, inspirações e curiosidades acerca da vida e obra de Adonias Filho.
Entre os livros mais conhecidos de Adonias Filho estão os romances "Os Servos da Morte" (1946), "Memórias de Lázaro" (1952), "Corpo Vivo" (1962), "O Forte" (1965) e o ensaio literário "Modernos Ficcionistas Brasileiros" (1958).
Doc – O docudrama, que caminha pela ficção e realidade, conta a história de um garoto que não gosta de ler, mas mergulha numa aventura pela cidade onde mora para resgatar um livro e seu gosto pela leitura. “Uma nota de Mil”, “Fora da Pista”, “O Menino e o Cedro”, “O largo da Palma” e “As Velhas”, livros escritos por Adonias, que servem de inspiração para contar essa nova história

Nenhum comentário:

Postar um comentário