quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Codeba lança em Ilhéus licitação para reativar Moinho

Equipamento pode gerar até 500 empregos. Após o lançamento do processo licitatório, profissionais de imprensa poderão visitas as instalações do moinho e do Porto do Malhado
Será lançado nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, o edital de licitação para a reativação do Moinho de Ilhéus. O ato será realizado às 9 horas, com as presenças do prefeito Jabes Ribeiro e do presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças.
Instalado ao lado do Porto do Malhado, o moinho foi desativado em 2005, quando a empresa Bunge Alimentos parou as atividades na cidade. O equipamento ocupa área de 11 mil m² e estima-se que, para voltar a operar, seja necessário investimento de cerca de 30 milhões de reais, e a possibilidade de gerar, direta e indiretamente, cerca de 500 empregos.
A campanha para a reativação do moinho foi iniciada no ano passado pelo vice-prefeito Carlos Machado (então secretário de Indústria e Comércio), e logo encampada pelo prefeito Jabes Ribeiro. A proposta contou com a adesão de diversas autoridades dos governos federal e estadual, entre eles, o ex-Ministro dos Portos, César Borges, e o atual vice-governador da Bahia, João Leão.
Empresas de diversos estados já manifestaram interesse em participar da concorrência para a reativação do moinho, que, com o fim das atividades da Bunge, teve a sua área incorporada ao Porto do Malhado. No auge da sua operação, o antigo Moinho Ilhéus chegou a processar 360 toneladas/dia. O fim das suas atividades trouxe significativo impacto para a economia da região, inclusive o fechamento de 500 postos diretos e indiretos de trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário