terça-feira, 1 de setembro de 2015

UESC promove III Feira das Profissões de 17 a 19 deste mês

Você vai abrir seus olhos e sua mente para um novo mundo. Alem conhecer todos os cursos saberá como a UESC distribuiu 2610 bolsas para manutenção e permanência de alunos em fragilidade socioeconômica.
A escolha da universidade e do curso superior é o primeiro passo para um grande futuro profissional. Durante a III Feira das Profissões da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, os futuros ingressantes vão conhecer diversas carreiras, conversar com professores e alunos de 33 cursos de Graduação - bacharelado(22) e licenciatura(11) - e tirar dúvidas para fazer a opção certa. Com esse objetivo, visando ajudar aos futuros ingressantes a melhor conhecer os cursos ofertados pela Universidade, é que a UESC vai promover, nos próximos dias 17, 18 e 19, a III Feira das Profissões: Orientações para uma Carreira Profissional. no campus Soane Nazaré de Andrade, situado na rodovia Jorge Amado, Km 16, no bairro Salobrinho, em Ilhéus.
"A conclusão do ensino médio é sempre considerada pelos jovens um momento de indecisão e dúvidas quanto ao futuro profissional, principalmente, no que diz respeito a escolha da instituição de ensino superior. Neste sentido, a Feira é uma oportunidade de construção de diálogo com a sociedade à medida que, não somente assegura a informação ao estudante, mas também publiciza o trabalho que realizamos na Universidade, mostrando como esse trabalho pode ser acessível a todos," frisa o professor Elias Lins Guimarães, pró-reitor de Graduação da UESC.

Bolsas
Além de apresentar uma visão panorâmica, mostra que a Universidade Estadual de Santa Cruz não está preocupada apenas em conquistar novos alunos, mas tem implementado ações que visam à permanência dos estudantes, particularmente os que se adéquam ao perfil de estudantes a serem assistidos pela sua política de permanência. 
A UESC distribui, entre os seus alunos, 2.610 "bolsas", todas destinadas à manutenção e permanência do estudante nas suas atividades acadêmicas até o final do curso.A maioria dessas bolsas voltadas para o apoio social a exemplo das 80 de moradia, para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com dificuldade de manter integral ou parcialmente moradia com recursos próprios. São 157 "bolsas trabalho". Uma remuneração recebida referente a trabalhos prestados nas dependências da Instituição ou unidades vinculadas.
Com o objetivo de viabilizar permanência até a conclusão do curso, a UESC oferece, ainda, 1.029 "bolsas permanência", que consiste num auxílio financeiro destinado a alunos matriculados em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou pertencente a grupos étnicos específicos. 
Além do apoio social, também 471 alunos são beneficiados com a "bolsa pesquisa" voltada para docentes de graduação, sob a orientação de pesquisadores qualificados, que visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa (investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência), tal como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e outros 369 são beneficiados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 
Outra modalidade é a "bolsa extensão", uma atividade extracurricular que no momento atende a 120 discentes em programas, projetos e cursos para disseminar junto ao público externo o conhecimento desenvolvido e sistematizado nos âmbitos do ensino e da pesquisa e, reciprocamente, estreitar a relação entre universidade e sociedade. A "bolsa monitoria" alcança 101 alunos. Essa atividade visa proporcionar ao aluno uma iniciação à docência, por meio de trabalho conjunto entre professor monitor para auxiliar o aprendizado em sala de aula. 283 são estagiários, uma atividade extracurricular não obrigatória que o aluno realiza visando ao aperfeiçoamento profissional. 
A Feira das Profissões, é uma das ações da Pró-Reitoria de Graduação- Prograd, com o apoio do Instituto Anísio Teixeira-IAT . Está sendo esperado um público de mais de 4 mil pessoas da área geoeducacional da UESC. Serão montados estandes para assegurar o conhecimento sobre as particularidades das profissões, além de outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário