quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Segunda dose da vacina contra HPV disponível nos postos de saúde de Ilhéus

Pais de meninas que foram imunizadas há seis meses devem ficar atentas à data marcada na caderneta de vacinação para que as levem e garantam a proteção contra o HPV.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau), já disponibiliza nos postos e unidades básicas de atendimento do município a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A vacinação é necessária para a adolescente garantir a proteção contra o câncer de colo de útero. Para alertar sobre a importância da vacinação, o Ministério da Saúde promove uma mobilização nacional, que visa incentivar pais e responsáveis a imunizarem suas filhas.

A segunda dose deve ser tomada pelas meninas de 9 e 10 anos que receberam a primeira neste ano e para as demais de 11 a 13 anos completarem o esquema. A segunda dose, aplicada seis meses após a primeira, está disponível nas unidades de vacinação para garantir a imunização contra quatro subtipos do HPV – 6, 11, 16 e 18 – até a dose de reforço, em cinco anos.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, desde março de 2014, a vacina foi introduzida na rotina de imunização em todo o país e encontra-se acessível na rede pública de saúde de Ilhéus durante todo o ano. Cada jovem precisa tomar três doses para ficar totalmente protegida. Importante lembrar que é necessário portar o cartão de vacina e documento de identificação, além de ficar atento à data marcada na caderneta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário