sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil realiza formação para professores de Una

O Projeto tem por objetivo fortalecer a articulação entre teoria e prática com professores que atuam na Educação Básica.
Mais uma ação de formação de professores da Educação Infantil foi realizada pelo Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A ação foi realizada no Espaço do Educador na Secretaria de Educação, Esporte e Cultura na cidade de Una/BA, para professores e gestores que desenvolvem trabalhos na creche e nas pré-escolas do município. 
A coordenadora do Projeto, professora Dra. Cândida Maria Santos Daltro Alves, explica que "o Projeto, de ação continuada, tem como objetivo fortalecer a articulação entre teoria e prática com professores que atuam na Educação Básica, buscando ressignificação das práticas pedagógicas, valorizando o trabalho individual e coletivo, dialogando com os professores, possibilitando a troca de experiências entre professores das licenciaturas, bem como das especializações." 
Além da coordenadora, participaram da ação os alunos do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica, da UESC. A professora Drª Cândida Alves, abordou, em palestra a Pedagogia de Projetos, os saberes das múltiplas linguagens, além da linguagem através de projetos e a interação entre crianças e adultos. Foi destacado a importância dos brinquedos e brincadeiras, o espaço psicomotor, o ateliê, além da expressão oral e da escuta atenta.
O professores puderam participar de oficinas sobre " Caixas que contam histórias, ministrado por Carla Reis,"Projeto Político Pedagógico e Educação Infantil: Porquê, quando e como." coordenada por Érico José; "Materiais Didáticos Pedagógicos para bebês" pela Especialista em Educação Infantil, Edileusa Xavier; e a oficina "Jogos e Brincadeiras" com a Profª Cândida e a Pedagoga Joseane. 
"O curso, com a duração de 10 horas, permitiu aos educadores de Una despertar um novo olhar pedagógico além de novas possibilidades de trabalho com a Educação Infantil diversificando sua prática e trabalhando os conteúdos específicos da área, que é o principal objetivo do projeto, que pretende, ainda este mês, realizar outra ação, envolvendo os alunos da graduação em Pedagogia, Especialização e Mestrado da UESC, tendo como público alvo Educadores e estudantes da Educação Básica," informa a professora Cândida Daltro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário