segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Bataclan terá programação cultural semanal

Importante espaço cultural e histórico da cidade de Ilhéus, o Bataclan se encontrava, até o início de 2000, em estado de degradação. Na época, o então prefeito Jabes Ribeiro realizou o projeto de recuperação total do prédio
O Município de Ilhéus definiu que o Espaço Bataclan deve apresentar uma programação cultural semanal e que o restaurante em funcionamento no local mantenha um cardápio temático regional, ligado também à obra de Jorge Amado, além de instalar uma “Boutique do Chocolate”, com o objetivo de valorizar a produção local do setor. Essas condições foram inseridas durante a assinatura do aditivo ao contrato de concessão de uso do Bataclan, para os próximos anos.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, houve uma adequação do contrato ao cumprimento das obrigações definidas como fundamentais para transparência e organização dos eventos da casa. Além disto, constava no contrato original que o custeio com as faturas de energia e água eram de responsabilidade do Município. Entretanto, no ano de 2014, a Prefeitura transferiu estes encargos para o concessionário e exigiu, em regular processo administrativo, a observância de uma programação cultural mínima.
Importante espaço cultural e histórico da cidade de Ilhéus, o Bataclan se encontrava, até o início de 2000, em franco estado de degradação. Na época, o então prefeito Jabes Ribeiro realizou o projeto de recuperação total do prédio, incluindo a reconstrução dos espaços internos, através de convênio firmado entre o Município de Ilhéus e a Bahiatursa, com recursos oriundos também da Petrobrás, ocasião em que se respeitou a volumetria e a fachada originais.
Durante muitos anos o “Bataclan” foi sendo utilizado de forma a não respeitar o seu principal objetivo na cidade, que é o aproveitamento do imaginário e do valor simbólico que se construiu através da obra literária de Jorge Amado.
Programação - Em Termo Aditivo ao contrato foi corrigido o valor da contraprestação que chegou a aproximadamente o dobro do valor pago anteriormente, mas o fundamental foi a definição clara da programação cultural. O “Bataclan” realizará, no mínimo, três vezes por semana, programações culturais que incluem o “Jantar do Cabaré”, com apresentação teatral, encenando histórias de cabaré que ficaram imortalizadas nas obras de Jorge Amado; os “Saraus do Bataclan”, com participação de músicos, escritores e poetas regionais; além de disponibilizar espaço para realização de workshops, oficinas ou mini-curso nas mais diversas linguagens artísticas. Desta forma, oa Governo Municipal acredita que aquele espaço público cumpre o compromisso pelo desenvolvimento cultural da cidade, oferecendo um calendário de apresentações para que todos, visitantes e a sociedade em geral, possam apreciar a história da cidade de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário