quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Alunos de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís apresentam trabalhos no Congresso Latino Americano de Parasitologia

 Os trabalhos são resultado de ações comunitárias e educativas que o curso vem desenvolvendo no projeto Biomedicina na comunidade.
Os alunos do 5º e 6º semestre do curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT), participam do XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) e XXIII Congresso Latino Americano de Parasitologia (FLAP), de 27 a 31 de outubro, no Bahia Othon Palace, em Salvador. Os estudantes vão apresentar os trabalhos "Ação educativa e prevalência de enteroparasitoses em escola pública no município de Ilhéus/BA" e "Prevalência de parasitas intestinais em escolares de uma instituição pública de Itacaré/BA".
As ações foram desenvolvidas com as populações das comunidades do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus e no povoado de Taboquinhas, situado na zona rural de Itacaré, com o objetivo de avaliar a incidência e prevalência de parasitas intestinais. Essas ações fizeram parte da disciplina de parasitologia tendo um conteúdo teórico-prático de fundamental importância para que os alunos vivenciem os fatores determinantes das doenças parasitárias. Os trabalhos foram orientados pelas professoras Ana Paula Adry de Oliveira e Flamélia Carla da Silva Oliveira.
O Congresso
O XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (XXIV CBP) e o XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia – CLP/FLAP, têm o tema “Parasitologia: Passado, presente e futuro” com o objetivo de promover discussão ampla sobre os desafios atuais da parasitologia e os fatores que levam à persistência, expansão, emergência das parasitoses no Brasil e nas Américas, além de comemorar o cinquentenário da SBP. O Congresso reúne os parasitologistas da América Latina e Espanha, contando com a participação de especialistas de mais de 20 países.
A SBP
A Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), foi fundada em julho de 1965, como “Sociedade Brasileira Técnico-Científica de Parasitologia SBP”. A sua finalidade é estimular as pesquisas; fomentar o intercâmbio de conhecimentos entre os pesquisadores nacionais e estrangeiros; promover reuniões ou congressos nacionais ou regionais; manter intercâmbio cultural com instituições congêneres; sugerir aos órgãos públicos ou particulares, especificamente incumbidos de combate a doenças parasitárias, as medidas técnico administrativas que lhe pareçam indicadas; divulgar conhecimentos científicos relativos à especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário