quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ADUSC apoia 8ª Romaria da Terra e das Águas sem Males da Diocese de Itabuna

Com o tema “Tentaram nos enterrar, mas não sabiam que éramos sementes”, a 8ª Romaria da Terra e das Águas sem Males acontece no dia 4 de Outubro em Puxim do Sul, distrito de Canavieiras. Promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio de diversas entidades, é um espaço privilegiado em que fé e vida se mesclam e o clamor do povo do campo se faz ouvir. Este ano, traz a memória das Chacinas de “Serra da Onça” e “Sarampo”, como propulsoras do primeiro plano de reforma agrária no país. Fortalecendo o compromisso com a luta por uma sociedade mais justa a ADUSC apoia esta ação e convida a comunidade acadêmica para compor a caravana que sairá de Itabuna com destino ao evento.
Chacinas da “Serra da Onça” e “Sarampo”
“Serra da Onça” e “Sarampo” eram os nomes de fazendas de 1.800 e 1.574 hectares respectivamente, localizadas na região de Canavieiras e encontradas abandonadas ou subutilizadas durante a década de 80. Neste momento, a espacialização da luta social seguia uma lógica diferenciada e as ocupação ocorriam de forma dispersa. Pelo conhecimento histórico da grande existência de terras devolutas cada posseiro ocupava um pedaço de terra “sem dono”, legitimando-se pelo seu uso como meio de vida e trabalho.
Neste contexto, como ainda hoje, o uso de pistoleiros era a ferramenta utilizada por grandes proprietários de terra sem cultivo para expropriar violentamente os sujeitos sociais do campo. Foi assim feito, pelos pistoleiros de Paulo Feitosa, contra João Celestino Costa, sua esposa Maria José dos Santos e seu filho de 10 anos, posseiros da Serra da Onça e brutalmente assassinados. De igual modo, contra oito famílias na Fazenda Sarampo.
Entretanto, é também da violência que gera morte que nasce as formas de luta contra morte, explicam os organizadores da romaria. Diante das Chacinas, a CPT e o Conselhos de Entidades de Base (CEBs), redirecionaram suas ações, indo além da formação de base e se engajando politicamente na organização social da luta pela terra. Uma luta que ecoou e pressionou o Estado a intervir através de sua política agrária, sendo implantados os primeiros Projetos de Assentamento de Reforma Agrária (PAs).
8ª Romaria da Terra e das Águas sem Males
Tendo a Chacinas da “Serra da Onça” e “Sarampo” como semente para um florescer da luta no campo, a programação da romaria terá um momento especial de homenagem aos anciãos durante a mesa de abertura. Em seguida, os participantes se distribuirão em Tendas Temáticas para tratar de assuntos como Bíblia e Ecologia, Juventude, Criança, Anciões/ãs, Rio Pardo/Porto Sul X mineração/monocultivos/agrotóxicos, Terra e Território, e Mulheres.
Após o retorno a Grande Tenda, para exposição das propostas das Tendas Temáticas, e almoço, os participantes da 8ª Romaria da Terra e das Águas sem Males seguirão em Via Sacra pelo distrito de Puxim do Sul. Interessados em participar do evento podem entrar em contato com a secretaria da ADUSC para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário