quinta-feira, 16 de julho de 2015

UESC vai realizar Curso de Especialização em Gestão Cultural

Pós-graduação nas áreas de marketing cultural, planejamento, patrimônio, direito cultural, redes colaborativas, economia da cultura, economia criativa e projetos culturais. Destinado profissionais que estão em exercício no campo da cultura
A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, vai realizar Especialização em Gestão Cultural. O curso, aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade, está direcionado para a capacitação de profissionais que estão em exercício no campo da cultura, a exemplo de secretários municipais de cultura, presidentes de fundações culturais, agentes e gestores culturais, produtores culturais, artistas e atores sociais vinculados à cultura.
A meta é a capacitação, em nível de pós-graduação, nas áreas de marketing cultural, planejamento, patrimônio, direito cultural, redes colaborativas, economia da cultura, economia criativa e projetos culturais. Como objetivo maior, a UESC visa formar pessoas capazes de contribuir para uma captação mais forte de recursos, aumento da produção, circulação e consumo de bens culturais no Litoral Sul da Bahia, o que resulta geração de postos de trabalho e renda para o setor.
O Curso de Especialização em Gestão Cultural, que tem caráter multidisciplinar, conta com professores oriundos de cinco dos dez departamentos da UESC: Letras e Artes, Administração, Economia, Filosofia e Ciências Humanas e Direito.
Para o professor Samuel Leandro Oliveira de Mattos, "esta ação amplia a sintonia da UESC em relação às políticas públicas do Governo Federal (Ministério da Cultura) e Governo Estadual (SECULT), além de fortalecer a política de extensão do atual Pró-Reitor de Extensão(Proex), Prof. Alessandro Santana, no sentido de estender as ações da Universidade aos municípios da sua área de abrangência, a exemplo do que já é feito através do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul da Bahia – AGIR-LS."
O edital de inscrições do curso que será publicado no final deste mês de julho, é resultado de ações da Proex implementadas a partir do ano de 2008, através de parcerias com diversas entidades e órgãos do campo da Cultura. Dentre esses, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a Fundação Cultural do Estado da Bahia, a Fundação Cultural de Ilhéus o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia (FAEG-SUL), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), entre outros. 
"Ao longo desses sete anos, a UESC/PROEX (com importante colaboração dos Departamentos de Letras e Artes, Ciências Administrativas e Contábeis e Ciências Econômicas), capacitou 160 pessoas no campo da gestão cultural. Particularmente, esses cursos de extensão se voltaram para a elaboração de projetos culturais, busca de recursos através de editais públicos e de entidades privadas e gestão de orçamento." explica prof. Samuel Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário