segunda-feira, 29 de junho de 2015

Empresários baianos conhecem experiência de sucesso de Parque Tecnológico em Portugal

Com inscrições gratuitas, evento em Ilhéus mostra como uma vila de 2 mil habitantes tornou-se referência mundial em criatividade
Ilhéus - Com pouco mais de 2 mil habitantes, a vila portuguesa de Óbidos, localizada no distrito de Leiria, no Oeste do país, se destaca no turismo da Europa. Além da riqueza histórica e das belezas naturais, a localidade é reconhecida por seu Parque Tecnológico, o único parque empresarial estruturante orientado para as indústrias criativas, concentrando recursos privilegiados para o seu desenvolvimento, no eixo compreendido entre Lisboa, Coimbra e Santarém. As características geográficas de Óbidos são semelhantes às de Ilhéus, no Sul da Bahia. E as experiências bem-sucedidas de lá serão conhecidas e debatidas pelos empresários do setor da economia criativa, nesta terça-feira, 30, às 19h, no auditório do Hotel Praia do Sol, em Ilhéus.
No encontro, o diretor executivo do Parque de Óbidos e consultor português na área de criatividade, inovação e desenvolvimento territorial, Miguel Silvestre, falará sobre o case de sucesso. A palestra Internacional “Óbidos – Creative Gym”, expressão que traduzida significa ginásio criativo, marca a segunda edição na Bahia do Encontro Criativo, que acontece pela primeira em Ilhéus. Podem participar do evento empreendedores e profissionais da Economia Criativa. As inscrições são gratuitas.
Silvestre vai explicar o processo que tornou o pequeno lugar uma referência mundial. “Se existe alguma virtude numa crise de larga escala como a que estamos atravessando é a percepção generalizada da necessidade de novas ferramentas e políticas. Óbidos conseguiu enxergar uma alternativa, por meio do estímulo às indústrias criativas. Vale a pena conhecer a experiência”, destaca a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo.
Durante a palestra, Miguel Silvestre discutirá questões como “Pode um território, uma cidade, uma comunidade ser um espaço de prática da criatividade ao longo de toda a vida?”, “Precisamos de uma mudança de paradigma?” e “Qual deve ser esse paradigma de mudança?”.
Os interessados em participar podem se inscrever por meio do Sebrae Ilhéus, nos telefones (73) 3634-4068 e (73) 9974-2263, ou na sede da instituição, na Praça José Marcelino, nº 100, Centro.
O evento é uma realização do Sebrae, da Barcelona Media Inovação Brasil (BMiBrasil), Governo da Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Arapyau. Tem o apoio do Instituto Nossa Ilhéus, Secretaria de Cultura de Ilhéus e Secretarias de Turismo de Ilhéus, Canavieiras e Una.

Nenhum comentário:

Postar um comentário