sexta-feira, 22 de maio de 2015

Museu da Piedade e Igreja Messiânica de Ilhéus expõem pinturas de Jane Hilda

A artista plástica ilheense Jane Hilda Badaró realiza, a partir da segunda quinzena de maio, a exposição “Imagens & Sentimentos” em dois espaços da cidade: no Museu da Piedade e na Igreja Messiânica Mundial do Brasil Unidade Ilhéus. Ela explica que a mostra envolve trabalhos em acrílica sobre tela, alguns novos e outros produzidos entre 2011 e 2014, com temáticas variadas e estilo naif e/ou art pura. O que seria uma única exposição restou fragmentada porque ela quis atender aos dois convites que lhe foram formulados para expor no mesmo período. “Achei interessante expor concomitantemente em dois templos, dois espaços de espiritualidade, porque exatamente nestes tempos, algumas leituras que tenho feito, vem me fazendo refletir sobre o quanto a arte deve e pode servir de instrumento para o desenvolvimento espiritual do Ser Humano. Ademais, a arte que faço, tem, em muitos momentos, uma inspiração espiritualista”, explica. 
Nesta perspectiva, o Missionário responsável pela unidade ilheense Adriel Ranter de Carvalho, diz que “já em 1935, o japonês Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica, atribuiu à arte grande importância, tendo-a colocado nos alicerces da sua doutrina. Para ele a arte pode elevar o caráter do Homem. O espírito dos artistas, comunicando-se pela pintura, literatura, música, teatro, cinema, influencia o espírito do povo, ou seja, as vibrações espirituais emitidas pela alma do artista tocarão a sensibilidade das pessoas. Dai a responsabilidade que o artista deve ter com suas criações”. Robert Lira, responsável local pela produção do projeto “O belo no Cotidiano” leva a mostra dos trabalhos de Jane Hilda para a Igreja Messiânica a partir da manhã do domingo, dia 17 de maio, até o dia 17 de Junho. O endereço é Rua Adonias Filho n. 111, Baixa Fria, Teresópolis ( fone 3632-1492). A entrada é franca. 
De 18 de maio a 8 de Junho a arte de Jane Hilda pode ser vista também no Museu da Piedade, centenário Convento Católico das Freiras Ursulinas, situado no Alto Madre Thaís, Ilhéus, sob curadoria de Anarleide Menezes. A Mostra integra a programação regional da 13ª. Semana de Museus, que acontece de 18 a 24 de maio. A Semana de Museus deste ano quer lembrar que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas. Não é a primeira vez que Jane Hilda expõe no Museu da Piedade. “Outras mostras de minha arte já foram realizadas naquele espaço que é muito especial para mim, é o colégio onde estudei 11 anos de minha vida, onde cresci correndo nos seus grandes pátios, e onde, durante minha infância e adolescência gostava de ir para a Igreja orar, genuflexa, para Deus, Nosso Senhor”, diz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário