sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ilhéus sedia a XIII edição da Semana Nacional de Museus

Evento começa na próxima segunda-feira, 18, e vai discutir o temas como a museologia e a sustentabilidade
Em homenagem ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, Ilhéus sedia a 13ª edição da Semana Nacional de Museus, que será aberta na próxima segunda-feira, 18, no auditório da Faculdade Madre Thaís (FMT), na Avenida Itabuna, às 8h30min. O evento vai até o dia,24, e é promovido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus e da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia.
O evento compreende o período em que gestores e outras instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibraim/Ministério da Cultura), promovem eventos em torno de um mesmo tema. A Semana de Museus, atualmente, é o maior evento em âmbito mundial que comemora essa data, sendo também um dos eventos responsáveis pelo aumento de visitação nas instituições.
O Secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, vai compor a mesa de abertura do evento, ao lado do Museólogo Antônio Marcos Passos, coordenador do setor de Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que palestrara sobre “Museus para uma Sociedade Sustentável”. Logo em seguida, a partir das 10h, a palestra será sobre Sustentabilidade Social e Direito Ambiental.
A programação incluiu workshop com o tema “Memória e Desenvolvimento Sustentável”, ministrado por Roseli Gatelli, Mestre em Administração Estratégica e Especialista em Comunicação Organizacional pela Universitàdegli Studi di Roma La Sapienza, Roma/ Itália. O workshop ocorrerá no auditório Sosígenes Costa localizado dentro da sede da Secult, das 14h às 18h. Ainda no dia 18, às 19h, haverá uma mesa redonda com o Prof. Me. Paulo Bonfim que falará sobre o “Direito e Memória” e o Prof. Dr. André Rosa sobre o “Sistema e Plano de Cultura”.
De acordo com Paulo Atto, além de discutir temas relacionados à manutenção da história, a Semana Nacional de Museus funciona como ferramenta de fomento para a valorização e preservação do patrimônio museológico da cidade, a fim de preservar a memória e valorizar a diversidade cultural ilheense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário