segunda-feira, 4 de maio de 2015

Com realização do Sebrae e BNDES, seminário orientou participantes sobre acesso a crédito

A compra de máquinas mais modernas para sua indústria de calçados é a meta de curto prazo de Alex Andrade de Oliveira, proprietário da marca Varazsa, em Itabuna, no Sul da Bahia. A pequena empresa tem quatro anos e produz 4,5 mil pares de sapatos ao mês. Este ano, ele vai modernizar, a laser, o sistema de corte do couro e automatizar a linha de mocassins, saltando de 35 pares/dia para 40/hora e reduzindo 50% da mão de obra. “Crescemos com recursos próprios, mas agora, através de financiamento, investiremos R$ 450 mil em maquinário”, afirma.
Em busca de informações, ele participou do Seminário de Crédito realizado pelo Sebrae em ação conjunta com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceiros, na quarta-feira, 29, de 19h às 22h, no Hotel Tarik, em Itabuna.
Com público de 70 empresários, o evento gratuito apresentou as soluções financeiras do BNDES para as micro, pequenas e médias empresas. O primeiro momento foi de orientação, com palestras sobre novas oportunidades de negócios, linhas de crédito mais atrativas no mercado, investimentos empresariais e o acesso a produtos e serviços das instituições financeiras.
Para destacar a importância dos pequenos e médios negócios, o economista do BNDES, Tagore Siqueira, informou que em 2014, o banco destinou recursos de R$ 60 bilhões para o setor. “No mesmo período, as micro, pequenas e médias empresas formaram uma fatia de 96% do número de 1,1 milhão de operações financeiras do banco”, completou.
A gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, estimulou os empresários a buscar conhecimento antes da tomada de decisão. “A utilização do crédito tem que estar aliada à capacidade de gestão dos negócios, para promover o crescimento real e evitar endividamentos”, alertou.
Rodadas de Crédito
Após as palestras, os empresários participaram das Rodadas de Crédito com as instituições financeiras parceiras do evento: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
O objetivo foi reunir, em uma mesma mesa, empresários e representantes dos bancos para esclarecer principais dúvidas, informar sobre soluções financeiras e trocar contatos para futuras transações. “Aqui o empresário pode visitar cinco bancos em um só dia, algo que é difícil de fazer no dia a dia do trabalho”, explicou a analista da Unidade de Crédito e Serviços Financeiros do Sebrae Bahia, Josélia Pontes.
Para o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Costa, “o conhecimento sobre as opções de crédito - rotativo, de giro ou investimentos - é importante para evitar equívocos no uso do dinheiro”. Essa é a certeza que a empresária Fátima Lima de Moura espera ter para financiar a reforma do hotel de 40 leitos que ela administra para sua família. “Quero saber quanto é disponibilizado e como devo usar o dinheiro, porque quero acertar para não me endividar”, revelou.
Além das instituições financeiras citadas, o Seminário de Crédito também teve a parceria da Associação Comercial de Itabuna.
Papel do Sebrae
Para os empresários que não puderam participar do Seminário de Crédito, mas desejam ter a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto, antes da tomada de decisão, o Sebrae está à disposição para fornecer orientações sobre acesso ao crédito e os cuidados que o candidato deve ter no processo.
Segundo o gestor do ponto de atendimento do Sebrae em Itabuna, Michel Lima, novas oficinas gratuitas já estão agendadas para atender a este público. No dia 12 de maio, acontece no Sebrae em Ilhéus uma oficina de crédito voltada ao microempreendedor individual. No dia 3 de junho, no Sebrae em Itabuna, é a vez da oficina para micro e pequenas empresas.
Informações e inscrições no ponto de atendimento do Sebrae em Itabuna, na rua Paulino Vieira, 175, Edf. Lizete Mendonça – Centro, ou através do telefone (73) 3613 9734. O interessando também pode procurar o Sebrae em Ilhéus, na Praça José Marcelino, 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068.

Nenhum comentário:

Postar um comentário