sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ilhéus sedia audiência pública sobre turismo sustentável na Costa do Cacau

Encontro contou com a participação do vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), do secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, gestores do setor e prefeitos de cidades vizinhas
O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, esteve em Ilhéus na manhã desta quarta-feira, 08, para uma audiência pública do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da Costa do Cacau. O encontro, realizado no Centro de Convenções, reuniu representantes do trade turístico, o vice-prefeito do município, Carlos Machado (Cacá), o secretário de Cultura municipal e interino de Turismo, Paulo Atto, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, e prefeitos de cidades vizinhas como Canavieiras e Itacaré.
Durante a reunião, a empresa Barcelona Media Inovação Brasil, responsável pela elaboração do plano diretor, apresentou dados diagnósticos sobre o cenário turístico da Costa do Cacau, destacando pontos fortes e fracos. Esses resultados funcionarão para balizar o poder público sobre o que é preciso ser feito em termos de infraestrutura e qualificação dos destinos turísticos. O objetivo do PDITS é traçar estratégias de desenvolvimento do turismo na região de forma integrada, favorecendo a combinação de atrativos em produtos turísticos diversificados.
“O turismo integrado permite que o visitante fique mais tempo na região e, para isso, é preciso qualificar toda a cadeia, porque a visita do turista começa desde a saída dele da sua residência e se completa apenas quando ele parte. Todas as etapas desse processo precisam de uma satisfação plena. Para se profissionalizar é necessário ter esse tipo de discussão”, destacou Marco Lessa.
Para Pelegrino, Ilhéus já tem uma grande importância no imaginário coletivo. “A Bahia ficou mundialmente conhecida através das obras de Jorge Amado, que despertaram nas pessoas uma curiosidade de conhecer a região”. Para atrair um número maior de turistas, além de usar a riqueza cultural da cidade, o secretário aponta para futuros investimentos oriundos de parcerias com o Governo do Estado. “O governador Rui Costa entende que essa zona turística é importantíssima para o Estado. Há a decisão dele de fazer o novo aeroporto de Ilhéus, um equipamento fundamental. Estamos também discutindo com o prefeito Jabes Ribeiro sobre uma intervenção na orla da Avenida Soares Lopes, melhorando a estrutura e ajudando a qualificar o destino turístico”, informou o titular da pasta de Turismo na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário