terça-feira, 17 de março de 2015

UESC realizou o primeiro Camp Abilities/Brasil

Projeto inédito no Brasil visa capacitar crianças e adolescentes com deficiência visual a serem fisicamente ativos e produtivos, em todos os seus locais de convívio.
Duas dezenas de crianças e adolescentes com deficiência visual – baixa visão e cegos – participaram de 20 a 23 de janeiro de uma atividade inédita na região Sul da Bahia e, por extensão, no Brasil promovida pela curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O I Camp Abilities/Brasil/UESC é um projeto da Dra. Lauren Lierbaman, professora da Universidade de Brockport, realizado na cidade do mesmo nome, nos Estados Unidos, cuja proposta é capacitar crianças e adolescentes com deficiência visual a serem fisicamente ativos e produtivos, em todos os seus locais de convívio, bem como melhorar a saúde e bem-estar dessas pessoas, que, muitas vezes não têm a oportunidade desse tipo de vivência por causa da deficiência. 
Outra meta da atividade é treinar estudantes de graduação e pós-graduação na área de esportes e recreação para crianças e jovens com deficiência visual. As ações do Abilities têm como núcleo o acampamento, ao final do qual cada criança é enviada para casa com uma avaliação profunda do seu desempenho, realização e habilidades nos esportes e atividades recreativas de que participou. Essa informação é partilhada com os pais e professores de educação física de cada participante, aumentando assim a compreensão das habilidades de cada criança. 
O primeiro Camp Abilities/Brasil na Universidade Estadual de Santa Cruz foi desenvolvido com o apoio do subprojeto de Educação Física/Pibid/UESC. Dele participaram alunos de Buerarema, Itabuna e Jequié, da rede pública de ensino, alguns do EJA (Educação de Jovens e adultos) e outros do ensino fundamental regular. Dividida em três fases, a programação envolveu, preliminarmente, treinamento da equipe colaboradora; credenciamento e receptivo dos participantes e execução das atividades programadas. Integraram a equipe, professores, estudantes e egressos do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de Educação Física da UESC. A Universidade Estadual de Santa Cruz proporcionou suporte do local, equipamento e monitores, estes bolsistas. 
Credenciamento e capacitação foram realizados no campus da UESC, bem como, atividades esportivas e recreativas no ginásio de esportes e piscina, complementadas com um dia de acampamento na praia do Cururupe - zona sul de Ilhéus. Ali, divididos em grupos, integrados por monitores, professores da rede municipal de ensino e egressos de educação física da UESC, as crianças e adolescentes com deficiência sensorial vivenciaram esportes paraolímpicos e recreação, tais como: surf, stand up, caiaque, goalball, futebol de cinco, jogos de salão e gincana entre outras atividades.
Origem O I Camp Abilities/Brasil foi coordenado pela professora Joslei Viana de Souza (Departamento de Ciências da Saúda da UESC), que também coordena o Pibid de Educação Física da Universidade. “Foi uma grande oportunidade para aquelas pessoas portadoras de deficiência visual desenvolver atividades paraolímpicas, ir à praia, onde alguns nunca tinham ido, e praticar surf, stan up, caiaque e outras modalidades. Revelamos para eles a capacidade que têm para se superar. E, para a sociedade, que essas pessoas podem realizar atividades desportivas, inclusive aquáticas”, disse a coordenadora. 
“Essa atividade partiu de experiência que vivenciei na Universidade de Brockport, EUA, origem do Camp Albilities, onde é coordenado pela professora Lauren Lierbaman, que o realiza há mais de dez anos.“Existe também em outros países, mas esta foi a primeira vez que aconteceu aqui no Brasil. Dos 15 estudantes envolvidos, 11 são do nosso projeto e quatro de Jequié. 
Através da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, principal pesquisadora dessa área, outras universidades do país estão tendo acesso ao projeto e às nossas informações. Durante o acampamento, foi desenvolvido um blog para divulgar as atividades do projeto”, acrescentou a professora Joslei Viana.
Ação agregadora – Ela considerou também o Camp Abilities/Brasil/UESC, como ação “muito agregadora, porque abarca não só os nossos estudantes de Educação Física, mas também aqueles que se formaram aqui (na UESC), porque é muito difícil esses egressos retornarem à Universidade para integrarem a um projeto. Quando o fazem, normalmente agem motivados por uma pós-graduação: mestrado, por exemplo”. 
A professora Joslei informou ainda que o próximo Camp Abilities/Brasil deverá ser realizado em outra universidade brasileira. “Poderá ser novamente aqui se a UESC se habilitar. Mas a Universidade Federal de São Carlos (UFSC), em São Paulo, já se propôs sediar o evento”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário