terça-feira, 3 de março de 2015

Tese de doutorado da coordenadora do Curso de Fisioterapia da FMT aprovada na UESC

O trabalho da Professora Karla Gresik, sobre “Monitoramento em Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho na Indústria Moageira de Cacau: Cartografia da Formação do Sujeito Colaborador”, contribui para a inovação tecnológica e a gestão do conhecimento tendo em vista o gerenciamento dos riscos ocupacionais e disciplinamento dos colaboradores.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thais (FMT), Karla Rocha Carvalho Gresik defendeu sua tese de doutorado pelo Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PRODEMA), da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no dia 27, com título “Monitoramento em Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho na Indústria Moageira de Cacau: Cartografia da Formação do Sujeito Colaborador”. 
Sob a orientação do Professor/Dr. Milton Ferreira, o trabalho contribuiu para a inovação tecnológica e a gestão do conhecimento ao desenvolver uma ferramenta digital (software) de monitoramento das ações em meio ambiente, saúde segurança no trabalho, tendo em vista o gerenciamento dos riscos ocupacionais e disciplinamento dos colaboradores.
Além do orientador, fez parte da banca examinadora as Professora Dra. Raquel Franco de Souza (UFRN), Dra. Edite Lago da Silva Sena (UESB), a Dra. Silvia Kimo (IFBA) e o professor/Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo (UESC). 
A defesa da tese contou com as presenças alunos do Prodema, familiares da doutoranda, a coordenadora do curso de Enfermagem da FMT, Profª Sara Tannus e a Enfermeira Thárgira Argolo Camargo, representante da Saúde e Segurança no Trabalho do SESI Unidade Sul/ Sistema FIEB. Segundo a enfermeira, "o interesse pelo uso da ferramenta desenvolvida pela doutoranda representa uma oportunidade de validar a ferramenta em outras empresas do pólo industrial do Município de Ilhéus."
Para o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC, o Professor Gesil Amarante, "uma parceria do SESI com a UESC é muito importante e a utilização da ferramenta desenvolvida pela Doutoranda Karla Gresik em diferentes contextos organizacionais pode contribuir para o desenvolvimento regional do município, sobretudo, na área de gerenciamento de riscos em Meio Ambiente, Saúde e Segurança no trabalho."
A Faculdade Madre Thaís, nesta ultima semana, ampliou o número de doutores entre seus docentes do departamento de Saúde. Além da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Karla Gresik que defendeu sua tese, no dia 27, tiveram aprovação nas defesas de doutorado, as Professoras Anny Gabrielle Torreiro, no dia 20, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Tatiana Setenta, no dia 26, na UESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário